As propriedades da mama cadela são úteis para tratar doenças de pele como vitiligo
Estima-se que cada árvore de mama cadela produza de 30 a 100 frutos. Esse número pode ampliar se cultivada em área comercial. As condições ideais para plantio são temperatura amena, solos profundos e bem drenados.
Encontra-se mama cadela em lojas especializadas na forma de chá, in natura, extrato seco, cápsulas e tintura. A planta e fruto são usados para tratar diversas doenças, mas, em especial, problemas relacionados à pigmentação da pele.
O que é mama cadela?
Mama cadela é um pequeno arbusto cuja altura pode chegar até 8 metros. Brosimum gaudichaudii é seu nome científico. Pertence à família botânica Moraceae.
Assim como a planta, a fruta proveniente desta também se chama mama cadela. Aliás, a planta é conhecida por vários nomes conforme a região do país. Não estranhe se alguém chamá-la de:
- Espinho de vintém;
 - Maminha cadela;
 - Mururerana;
 - Mamica de cadela;
 - Algodão doce;
 - Algodãozinho.
 
O fruto é pequeno e tem coloração alaranjada ao chegar na fase de maturação.
Recebe esse nome por causa da maneira que seus frutos ficam pendurados: em galhos compridos, um do lado do outro, ficando quase nas horizontais. Essa disposição, portanto, remete ao modo como ficam as tetas na barriga de uma cadela.
A árvore da mama cadela é típica do cerrado brasileiro e, por isso, se destaca entre as frutas do cerrado.
Planta mama cadela
A planta da mama cadela é mais longa do que larga, sendo coberta por pelos. Ainda apresenta nervuras que medem de 5 a 13 cm de comprimento e de 2 a 4 cm de largura. A casca de seu tronco sinuoso é espessa, além de acinzentada.
A floração pode ocorrer em momentos distintos do ano, mas geralmente se concentra entre agosto e novembro.
Fruta mama cadela
Os frutos da mama cadela são arredondados e amarelados, pendendo um pouco ao laranja, não se esquecendo que o fruto também recebe o mesmo nome.
Benefícios da mama cadela
São várias as qualidades medicinais do fruto, o que o faz ser procurado para tratamento de diversas doenças, principalmente as relacionadas com problemas de pele. Isto porque tem ação antimicrobiana, anti-helmíntica, depurativa e fotossensibilizante.
Isto certamente a qualifica para tratar, ou complementar o tratamento, das seguintes moléstias:
- Infecções ocasionadas por bactérias e fungos;
 - Doenças reumáticas;
 - Hanseníase;
 - Problemas de circulação sanguínea;
 - Resfriado;
 - Eczema;
 - Vitiligo;
 - Bronquite;
 - Inflamações;
 - Psoríase.
 
Quanto a estas últimas, que se relacionam a problemas de pele, sem dúvida a fruta é benéfica por ajudar na produção de melanina. Por isso, é muito popular o uso da mama cadela para vitiligo. Isso porque a melanina é o pigmento que dá cor aos tecidos do corpo.
Para que serve mama cadela?
Para que o fruto surta efeito em tratamentos de doenças de pele, usa-se somente a casca e raiz. Veja como fazer:
- Coloque as cascas e a raiz (picados) em uma xícara de chá. Depois, adicione na panela;
 - Introduza água fervente (1 litro);
 - Deixe de molho por 24 horas;
 - Coe;
 - Beba por 2 vezes ao dia.
 
Ainda pode se encontrar mama cadela em cápsulas, extrato seco e tintura.
Sem dúvida, o chá ou qualquer outra forma de consumo da fruta ou da planta não são recomendados para gestantes e nem para crianças.
É preciso consultar um médico antes de fazer uso da mama cadela, pois seus efeitos colaterais são terríveis se usada de maneira excessiva ou errada. Podem gerar fotoenvelhecimento e aumentar os riscos de câncer de pele, por exemplo.