Ícone do site Agro20
Agricultura

Maniva e o sabor inconfundível que conquistou o estômago dos paraenses

A maniva é um dos ingredientes do prato típico paraense, a maniçoba

Ao buscar o significado de maniva, encontra-se termos relacionados a rama da mandioca e algumas receitas feitas a partir do tubérculo.

A maniva, conhecida como a folha da macaxeira ou do aipim, pode ser aproveitada como um todo. Um exemplo disso é a fécula do aipim, que dá origem ao polvilho doce.

O que é maniva?

A maniva é um pedaço do tronco adulto da mandioca que é plantado para dar origem a uma nova cultura. A folha da mandioca também é conhecida por esse nome, principalmente no Pará, onde é bastante utilizada na culinária.

Como plantar maniva de mandioca?

Para realizar o plantio do tubérculo é realizado o corte da sua maniva em pedaços cujo comprimento pode variar entre 15 e 25 cm. Contudo, para a rama estar propicia para a seção, é necessário que esteja madura. Além disso, a parte superior e inferior devem ser descartadas. Dessa forma, ela pode ser cortada com um facão ou serra, desde que suas raízes fiquem distribuídas uniformemente.

Após o corte, as manivas devem disposta, verticalmente o horizontalmente, em covas, com no mínimo 5 cm de profundidade e no máximo, 10 cm. No entanto, dependendo da posição em que for colocado, a colheita da mandioca pode ficar mais fácil, o que acontece se a planta ficar na horizontal, pois as raízes não serão tão profundas. Caso contrário, as raízes profundas dificultarão a coleta da mandioca.

O que é a maniçoba?

A maniçoba é um prato típico paraense que tem como ingrediente principal, a maniva. Contudo, para que ela possa ser consumida, é necessário cozinha-lá por uma semana. Isso porque a folha da mandioca tem em sua composição o ácido cianídrico, ou melhor, o cianeto, que é um veneno altamente tóxico.

A maniçoba possui uma receita semelhante a feijoada, no entanto, ao invés do feijão, ela é feita a partir da maniva de mandioca.

Como preparar a maniçoba?

Para preparar a maniçoba, você precisará de:

Primeiramente, adicione a maniva de mandioca em uma panela grande com água e ferva durante 3 dias. Além disso, a cada período, misture bem a massa que formou e não deixe que ela fique desidratada. Assim que completar quatro dias de fervura, coloque as carnes salgadas e o charque de molho separadamente para retirar o sal.

Ao completar cinco dias, pique o bucho e coloca em uma vasilha com água quente para eliminar seu odor.  No mesmo dia, fracione as carnes e lave-as. Em seguida, adicione o ingrediente e as carnes na panela com a maniva e ferva por mais 2 dias.

No dia seguinte, adicione a mistura de maniva, o paio, a linguiça e chouriço devidamente cortadas na panela e elas irão ferver com os outros ingredientes por mais 24 horas. Ao completar uma semana, a receita da folha de mandioca esta própria para o consumo.

Sair da versão mobile