Ícone do site Agro20
Meio Ambiente

Mariposa é inseto importante para a agricultura e a biodiversidade

A mariposa faz parte da classe de lepidópteros, família da borboleta

A mariposa é um inseto com hábitos noturnos que tem importância para a agricultura brasileira. Isso porque é considerada um inseto polinizador; e a polinização é um dos fatores responsáveis pela manutenção da biodiversidade e o equilíbrio do meio ambiente.

Parte da classe de insetos lepidópteros – da mesma família da borboleta – a mariposa destaca um ciclo de vida bastante característico; que começa no estágio de larva.

O que é a mariposa?

A mariposa é um tipo de inseto que existe em todo o mundo. Sua aparência, cores e tamanho podem variar bastante de acordo com a região em que é encontrada; mas, geralmente, as tonalidades que cobrem o seu corpo são mais puxadas para tons amarronzados.

Conhecida como borboleta noturna, ela é parte da classe de lepidópteros; considerada a maior em número de animais de uma mesma espécie, com aproximadamente 180 mil.

Tipos de mariposa

Em todo o mundo existem diferentes espécies de mariposa, cada uma com a sua peculiaridade. No entanto, todas são conhecidas pela prática do voo noturno, característica que também as diferencia das borboletas; além das cores mais terrosas e menos vibrantes destacadas nas asas.

Entre as principais espécies de mariposa, podemos citar:

Além das espécies mais populares, existem outras que são consideradas raras, e que também têm grande importância para o equilíbrio do ecossistema e do meio ambiente. Entre elas estão:

O contato com as diferentes espécies de mariposa deve ser evitado. Isso porque, em alguns casos, o contato direto com elas pode causar dermatites, alergias e irritação na pele. Vale citar que os olhos das pessoas também podem ser prejudicados em função do contato com o inseto.

Mariposa e a polinização

As mariposas, assim como as abelhas, fazem a polinização; ou seja, a reprodução através do pólen, que é de suma importância ao meio ambiente e ecossistema. Com isso, o inseto é um dos que ajuda a evitar que diferentes espécies de animais e plantas se tornem extintas.

As plantas mais polinizadas pelas mariposas são aquelas cujo o néctar fica alojado nas estruturas mais profundas; sendo absorvido apenas por animais ou insetos que tenham o bico mais longo.

Para os seres humanos, a polinização das mariposas é de suma importância, principalmente na agricultura. Isso porque diversos alimentos têm o desenvolvimento ajudado por esse tipo de ocorrência; possibilitando uma produtividade maior e, consequentemente, o impulsionamento do mercado agrícola – seja em âmbito local ou mais amplo.

Com isso em vista, não é fácil entender que as mariposas são agentes de grande incentivo para a produção da agricultura familiar; visto que elas geram possibilidades de cultivos mais bem-sucedidos com investimentos menores.

Vale lembrar que, para que a manutenção da biodiversidade continue sendo feita, é importante que existam insetos como a mariposa, as borboletas e as abelhas, por exemplo.

Da mesma forma, é importante saber que ocorrências como queimadas e o uso de excessivo de agroquímicos podem prejudicar a saúde dos animais que fazem a polinização; prejudicando o ecossistema e o meio ambiente de maneira mais ampla e profunda.

Animais polinizadores

Além da mariposa e da abelha, já citadas anteriormente, outros animais fazem a polinização, ajudando diretamente no plantio e no desenvolvimento da biodiversidade. Entre os principais animais que fazem a polinização, podemos citar:

Ciclo de vida da mariposa

Assim como as borboletas, as mariposas passam por diferentes fases – uma das quais envolve a permanência em um casulo – antes que esteja completamente desenvolvida e pronta para a vida na natureza. O seu ciclo de vida é dividido em algumas etapas bem definidas, conforme exposto a seguir:

Embora o seu tempo de desenvolvimento possa ser longo, o período de vida de uma mariposa na natureza costuma ser bem curto. Em alguns casos, o tempo de vida de uma mariposa adulta é menor que 24 horas.

Diferenças entre mariposa e borboleta

Mariposa e  borboleta, mesmo que parecidas, são diferentes. Na biodiversidade, cada uma tem os seus hábitos de vida, o que é determinando para o processo de polinização, por exemplo. Entre as principais diferenças, podemos citar:

Curiosidades sobre a mariposa

Tendo em vista a grande importância da mariposa para o meio ambiente, fica claro que a preservação desta inseto na natureza deve ser uma prioridade; permitindo que a sua contribuição para a vida, por meio da polinização, ajude no equilíbrio do meio ambiente.

Sair da versão mobile