Ícone do site Agro20
Agricultura

Mostarda é uma planta de sementes muito utilizadas como especiaria

Além de saborosa, a mostarda ainda pode trazer muitos benefícios para o organismo

Mostarda está presente nas mesas da grande maioria das redes de fast food espalhadas pelo mundo e seu sabor agrada o paladar de pessoas de todas as idades.

Mais suave, mais picante ou mais rústica, a mostarda é uma ótima opção para acompanhar vários tipos de alimentos. Além disso, ainda pode trazer benefícios para o organismo.

O que é mostarda?

Mostarda é uma planta da família das hortaliças, comumente utilizada para a produção de molhos. Se hoje a mostarda é amplamente conhecida como um condimento, em outros tempos a planta tinha outros usos importantes.

As sementes de mostarda eram muito utilizadas pelos antigos chineses como planta medicinal, assim como no Egito antigo, onde a planta era utilizada para tratar problemas respiratórios.

Historiadores afirmam que a planta já era utilizada na Índia por volta de 3000 a.C.

Quais são os tipos de mostarda?

A mostarda tem uma grande quantidade de tipos, mas basicamente a extração das folhas e sementes para preparação de molhos é feita com três de suas variedades:

Quais são as diferenças entre cada tipo de molho?

Com as sementes mencionadas acima, podem ser feitos os molhos de mostarda amarela, Dijon, à L’Ancienne e mostarda escura.

Mostarda amarela

Esse molho pode ser encontrado em qualquer supermercado, sendo o mais consumido em muitas partes do mundo, inclusive no Brasil. O molho amarelo de mostarda combina muito bem com tortas, carnes e sanduíches.

Uma combinação bastante interessante é o molho de mostarda e mel, que acompanha bem carnes brancas e vermelhas com um sabor agridoce.

Dijon

Essa é, sem dúvida, a primeira opção dos chefs, por sua textura cremosa e sabor leve e picante. Diferente do molho anterior, essa mostarda é mais utilizada em receitas mais requintadas.

Apesar de existirem várias marcas no mercado, trata-se de um produto com denominação de origem controlada. Ou seja, a verdadeira Dijon é aquela que é produzida na França, na cidade de Dijon.

À L’Ancienne

A mostarda à L’Ancienne tem características muito semelhantes às do molho Dijon, mas um detalhe muda totalmente seu sabor. Esse molho é feito com as sementes inteiras, sem qualquer tipo de processamento. As sementes são colocadas em vinagre e maceradas, até que se forme uma pasta.

Esse processo é bastante antigo, uma vez que era feito quando não havia equipamentos como processadores ou liquidificadores. Tudo isso faz com que esse molho seja mais picante do que o Dijon, mas igualmente refinado.

Mostarda escura

Conhecido também como mostarda holandesa, esse é o molho de mostarda mais picante de todos os que mencionamos até aqui.

Produzida com uma variedade de sementes mais escuras, é bom ter cautela com o seu consumo. É uma mostarda que combina muito bem com carnes vermelhas, pratos mais densos ou carne suína.

Mostarda pode trazer algum benefício para o organismo?

A mostarda é uma planta rica em nutrientes que podem ser encontrados em suas folhas, sementes ou molhos. Por isso, pode-se dizer que a mostarda traz muitos benefícios para a saúde de qualquer pessoa.

Veja a seguir os benefícios que as sementes, os molhos e suas folhas podem trazer para o seu organismo.

Sementes de mostarda

As sementes da planta são ricas em:

Todos esses nutrientes ajudam o organismo de diversas maneiras, tais como:

Folhas de mostarda

Suas folhas são fontes ricas de:

Com a presença de todos esses nutrientes, três tipos de ações podem beneficiar o seu organismo:

Molhos de mostarda

Como os molhos são preparados com as sementes, os benefícios para o seu organismo são os mesmos. O ideal é consumir, sempre que possível, molhos mais densos, de preferência que contenham as sementes visíveis.

O consumo de mostarda pode trazer problemas?

Assim como qualquer outro ingrediente ou substância, consumir a planta em excesso pode causar alguns problemas. Principalmente quando consumidas cruas, as sementes podem causar incômodos como a gastrite.

Se não tratada, a gastrite pode acabar evoluindo para uma úlcera, o que torna as coisas mais complicadas e demanda muito mais cuidados. Portanto, moderação é sempre bom.

Como é o cultivo da mostarda?

Essa é uma planta bem versátil no que diz respeito às condições para que ela possa se desenvolver bem.

O clima ideal para que ela cresça deve ser mais ameno, mas em regiões mais quentes a mostarda também consegue crescer com relativa facilidade. Porém, um clima muito quente pode acabar prejudicando sua produção e qualidade das sementes.

Por isso, o ideal é cultivar a planta em uma temperatura média na casa dos 27ºC.

O solo onde é feito o plantio deve ser fértil, úmido e bem drenado, com boa presença de matéria orgânica e pH acima de 6, sempre que possível.

A luminosidade também é importante para o cultivo da planta, uma vez que ela se desenvolve bem em locais com luz solar direta. Ainda assim, em locais de temperatura elevada, ela costuma se adaptar bem a sombras parciais.

A colheita das folhas acontece entre 40 e 70 dias após o plantio, enquanto as sementes podem ser colhidas de 2 a 5 meses após terem sido plantadas.

Considerações finais

Diante de tudo isso, não há como negar que a mostarda é uma planta muito versátil e rica em nutrientes que podem tornar seu organismo mais saudável, além de apresentar sabores únicos. Inclua em sua dieta e aproveite todos os benefícios!

Sair da versão mobile