Ícone do site Agro20
Agronegócio

Pavão tem cores exuberantes e pode ser fonte de renda no agronegócio

O pavão é uma ave de origem asiática de extrema beleza que pode se tornar uma excelente fonte de renda

Por ser uma ave exótica e de rara beleza, o pavão foi por centenas de anos uma ave ornamental. Na Índia, seu país de origem, já foi considerado uma ave sagrada.

A criação de pavão como ave ornamental pode se tornar uma excelente fonte de renda. Por ser de fácil manejo, se torna uma alternativa para quem quer trabalhar com aves ornamentais.

O que é pavão?

Pavão é uma ave que foi introduzida na Mesopotâmia há mais de 4 mil anos. Pertencente à família Phasianidae (faisão), ordem Galiforme, gêneros Pavo e Afropavo, pode-se dizer que o pavão é um faisão grande.

O macho chama a atenção pela colorida e longa cauda que pode chegar a 2 m de comprimento. Já a fêmea possui penas predominantemente na cor cinza. Seu peso pode variar entre 4 a 5 kg. A maturidade sexual ocorre entre 2 a 3 anos e a estimativa de vida é em torno de 20 a 25 anos.

O pavão é uma ave onívora. Embora sua alimentação seja principalmente composta por sementes, frutas e hortaliças (exceto alface), a ração para galinha também pode ser oferecida. Em média, a ave ingere 100 gramas de alimento por dia.

Quando criada em liberdade, a ave sobe em arbustos ou árvores para passar a noite e se sentir protegida. Ao perceber a presença de predadores, emite seu som característico para avisar outras aves, bem como para afugentá-los.

Embora o pavão não alcance uma longa altura e nem consiga voar por grandes distâncias, ainda assim ele pode voar.

Tipos de pavão

Atualmente são encontradas três espécies de pavão:

Pavão verde

O pavão verde (Pavo muticus muticus), conhecido também como pavão javanês, é nativo da ilha indonésia de Java. Porém, pode ser encontrado na Tailândia, no Camboja, em Miamar e na Malásia.

É uma ave onívora e se alimenta principalmente de sementes, frutas, répteis, insetos e algumas hortaliças.

O macho é polígamo, ou seja, possui várias fêmeas na época de reprodução, podendo variar entre 2 a 5 parceiras. Pode medir até 86 cm e, a fêmea, 202 cm, incluindo a cauda. Já o peso pode chegar a até 5 kg.

Sua plumagem é grande, de cores vibrantes e que utiliza nos rituais de cortejo à fêmea. A cabeça e a crista são mais esverdeadas do que azuladas, o que o distingue do pavão indiano.

Da mesma forma, a fêmea dessa espécie também é colorida, mas com tons mais suaves em comparação ao macho. Por outro lado, a fêmea não tem cauda verde.

A postura pode variar entre 4 a 8 ovos, com um período de incubação entre 28 a 30 dias.

Pavão do Congo

O pavão do Congo (Afropavo congensisi) é nativo da Bacia do Congo, na África, uma espécie endêmica, pouco estudada e conhecida, muito semelhante a um faisão.

De estatura pequena, o macho pode medir entre 64 a 70 cm de comprimento. Sua coloração é azul-esverdeada e violeta metálico. Seu pescoço é vermelho, seus pés cinza e sua cauda preta.

Diferentemente do macho, a fêmea possui uma coloração castanha e o ventre preto. Assim como o macho, sua estatura também é pequena, podendo variar entre 60 a 63 cm. Igualmente como o pavão verde, é uma ave onívora e se alimenta frequentemente de frutas e insetos.

Pavão indiano

O pavão indiano (Pavo cristatus) é nativo da Índia, do Sri Lanka e também de outras partes da região leste da Ásia. Também chamado de pavão azul, é a espécie mais conhecida e característica entre os pavões.

O macho utiliza a plumagem de coloração brilhante e azul, bem como as grandes penas de sua cauda, com o objetivo de intimidar outros pavões.

Da mesma forma, o macho abre a sua cauda colorida em forma de leque para atrair a fêmea. Possui aproximadamente 215 cm de comprimento e 60 cm de cauda. Assim como a espécie verde, também é polígamo e possui várias fêmeas no período de reprodução.

Já a fêmea possui coloração castanha escura, cabeça verde ou azul e uma cauda bem menor que o macho. A fêmea dessa espécie utiliza a cauda para se camuflar.

A postura varia de 8 a 10 ovos. O período de incubação é de 28 a 30 dias.

Pavão branco

Ao contrário do que muitos imaginam, o pavão branco (Pavo cristatus) não é uma espécie. Ele é uma derivação do já mencionado pavão azul, ou seja, um resultado de diversos cruzamentos com aves de pouca melanina.

Já o cruzamento entre um pavão branco e um pavão azul resulta em outra subespécie: o pavão arlequim. Diferentemente de outros pavões, essa espécie possui a cauda toda branca e parte do peito e pescoço azuis.

Seu tamanho é parecido ao de outros pavões, chegando a 200 cm de comprimento. Sua cauda é responsável por 60% de seu tamanho e seu peso pode variar entre 4 a 5 kg. A postura varia de 8 a 10 ovos. O período de incubação é de 28 a 30 dias.

Criação de pavão

A criação de pavão é uma excelente alternativa para quem quer começar a trabalhar com aves ornamentais. Um negócio que pode ser bastante lucrativo, uma vez que o preço de um filhote de pavão, dependendo da raça, pode variar de R$ 80 a R$ 180.

Já a comercialização do ovo de pavão, por sua vez, tem se transformado em fonte de renda para pequenos criadores. Grande e bastante nutritivo, tem demanda no mercado, embora menor que o da galinha, que é bem mais popular.

O pavão é uma ave dócil que se adapta bem em cativeiro quando o manejo é adequado. Quando criado em clima quente e seco, fica mais resistente a doenças. De acordo com criadores, a ave necessita de um espaço mínimo de 4 m² por 3 m de altura.

O piso deve ser plano, de terra seca batida, forrado com serragem grossa ou palha. Esse procedimento garante que o chão fique livre de umidade. Assim, não fica escorregadio e também mantém as doenças mais longe.

A alimentação do pavão é basicamente composta por verduras e hortaliças isentas de agrotóxicos. Ração, frutas e sementes também podem ser oferecidas, além de água limpa e fresca, é claro.

Sair da versão mobile