Ícone do site Agro20
Pecuária

Picanha é sinônimo de maciez, suculência e sabor marcante

Por quê a picanha é tão apreciada entre os amantes de churrasco

Muito famosa principalmente nos churrascos brasileiros, a picanha é uma das carnes mais procuradas e mais saborosos. Seu aroma e gosto acentuado agrada o paladar de muitas pessoas em todos os quatro cantos do Brasil. O preparo dessa carne requer alguns cuidados, para que não se perca a qualidade e a maciez tão marcantes.

A qualidade e tamanho da picanha irão depender diretamente do gado utilizado na pecuária de corte. O tipo de gado interfere diretamente no sabor, na maciez e em outras características importantes da carne. Por isso, é importante, por parte dos pecuaristas, atentar-se ao manejo dos bichos e na criação adequada do gado.

O que é picanha?

Picanha é um nome dado a um corte de carne bovina típico no Brasil. O nome vem do tratamento talhante italiano chamado de Picatta. A vara, chamada de picana na Espanha, tinha um ferrão na ponto e servia para “espetar” o gado na parte posterior da sua região lombar. Assim, com o passar do tempo, essa região que era espetada passou a ser conhecida como picanha.

Nos último anos, alguns suinocultores aumentaram a variedade de cortes das carnes suínas. Essas ações deram origem ao surgimento de um novo tipo de carne, a chamada picanha suína.

Origem e características da picanha

A picanha normalmente agrada o paladar de todos os apreciadores de carne boa. Ela é encontrada ao lado do contrafilé, a região mais macia do boi. A picanha faz parte da alcatra, de onde são retirados a maminha e o miolo de alcatra.

Dessa forma, é uma carne muito famosa capa de gordura é responsável por garantir um sabor forte e acentuado ao corte. É aconselhável que seja temperada apenas com sal grosso, para que seu sabor seja realçado.

Além disso, a picanha é proporcional ao peso do boi. Ou seja, a picanha representa cerca de 0,5% ao peso do animal.

Informações nutricionais da picanha

Em uma porção de 100 gramas de picanha é possível encontrar:

Cortes de picanha

A picanha pode ser preparada com a peça inteira. Basta o churrasqueiro colocar o espeto na peça com cuidado para que a carne seja inteiramente aproveitada. É recomendado que se deixe a gordura para cima por no máximo 40 minutos e depois vire o lado para dourar e finalizar, por aproximadamente 15 minutos.

Já no preparo da picanha em espeto, é aconselhável que ela seja cortada em meia lua, assim como é feito nas churrascarias, deixando a gordura sempre para o lado de fora do espeto. No modo de preparo, a peça de picanha deve ser deixada dourar por cinco minutos de cada lado, depois lascar todas as meias luas e retornar à churrasqueira. Meia lua nada mais é do que a picanha cortada em bifes com cinco centímetros de largura.

No entanto, no preparo de picanha na grelha é aconselhável utilizar uma medida de dois dedos, começando com a parte mais fina da peça até alcançar o pedaço maior e mais grosso. O tempo de preparo deve ser mais ou menos oito minutos para cada lado e com 20 centímetros de distância entre a brasa e a grelha.

Tipos de cortes bovinos

Além da picanha, que é muito conhecida em todas as regiões do Brasil e muito procurada para fazer parte dos churrascos, há outros cortes bovinos também famosos, como, por exemplo:

Raças de gado de corte

A qualidade da carne varia de acordo com a raça dos bois utilizados na pecuária de corte. As características, o manejo, o modo como vivem, alimentação e outros fatores influenciam diretamente no gosto, sabor, maciez e no diferencial das carnes.

Sendo assim, há algumas raças específicas para a pecuária de corte. Essas raças são boas opções para quem deseja uma carne de qualidade, cheia de particularidades, benefícios e muitas vantagens. Os principais cortes bovinos brasileiros vêm das seguintes raças de boi:

Carne marmorizada

O marmoreio nada mais é do que o aspecto de carne bovina com gordura intramuscular. Ou seja, são os traços brancos – as gorduras – em meio ao vermelho das fibras musculares do gado.

Acredita-se que o marmoreio aumenta a maciez da carne. A carne com marmoreio é de boa procedência mas tem chances de ser macia antes mesmo de acumular esta gordura. O marmoreio na verdade é uma consequência de animais que possui um potencial genético para essa gordura e foram criados com esta finalidade, com um ótimo sistema produtivo. Assim, o resultado da carne é com maior maciez.

A grande concentração de marmoreio proporciona uma diferença na experiência sensorial. O acúmulo excessivo da gordura é percebido ao mastigar a carne, assim como também é notado o sabor diferenciado. Mas, quando a quantidade de gordura é muito baixa não é possui distinguir um pedaço de carne marmorizada e de uma não marmorizada.

No entanto, os consumidores têm se tornado mais exigentes quanto ao marmoreio das carnes. No entanto, a picanha costuma ter apenas uma leve marmorização, sendo a gordura mais concentrada na sua capa.

Sair da versão mobile