Ícone do site Agro20
Agricultura

Pinheiro é o nome comum de árvores da divisão Pinophyta

O pinheiro tem tamanhos que variam de acordo com a espécie

Uma árvore conífera que pertence à família Pinaceae, o pinheiro possui cerca de 115 espécies que são divididas em 3 subgêneros baseados no tipo de folhas, cones e sementes.

Os pinheiros são altamente explorados pelos humanos, mas também são frequentemente atacados por vários insetos e fungos. Graças a esses fatores, certos tipos de pinheiro são tidos como plantas ameaçadas de extinção.

O que é pinheiro?

Pinheiro é uma árvore conífera, o que significa que possui cones através dos quais se reproduz. Além disso, os pinheiros também são “sempre-vivas”, ou seja, conservam sua folhagem e cor durante todo o ano.

A árvore pinheiro é uma das mais comuns no mundo, totalizando cerca de 100 espécies. São elas que formam grandes florestas caracterizadas por amplas áreas abertas com a luz do sol derramando no chão de folhagens.

Algumas espécies de pinheiro são amantes do sol, uma vez que não crescem bem sob condições sombrias. A grande maioria vive no Hemisfério Norte, mas com exceção do pinheiro de Sumatra, o Pinus merkussi, que sobrevive ao sul do Equador.

Tipos de pinheiro

Como dito acima, existem cerca de 115 espécies em todo o mundo, entre elas o pinheiro silvestre. Aproximadamente, 36 tipos são nativos da América do Norte.

Algumas das formas da árvore que se pode encontrar são:

Curiosidades sobre o pinheiro

Mais alguns fatos interessantes

A tradição da árvore na época natalina

O pinheiro tem sido tradicionalmente usado para celebrar festivais durante épocas de frio (pagãos e cristãos), e o Natal, por milhares de anos.

Os pagãos usavam ramos para decorar suas casas durante o solstício de inverno, pois os fazia pensar na primavera que estava por vir. Os romanos usavam-no para decorar seus templos no festival de Saturnália. Os cristãos usavam como um sinal de vida eterna com Deus.

Ninguém tem certeza quando essas árvores foram usadas ​​pela primeira vez como árvores de Natal. É provável que isso tenha começado há aproximadamente 1000 anos, na parte norte europeia, contudo, não é certeza.

Várias espécies antigas eram dependuradas no teto, apontando para baixo usando correntes penduradas nos ganchos/lustres de iluminação.

Outras árvores de Natal primitivas, em muitas partes do norte da Europa, eram cerejeiras ou plantas de espinheiro (ou um ramo da planta) que foram colocadas em vasos para que pudessem florescer na época natalina.

As pessoas que não podiam comprar uma planta de verdade, antigamente, faziam pirâmides com os pinhos. Elas os decoravam com papel, maçãs e velas para parecer uma árvore.

As maiores incidências do pinheiro que são conhecidas no Brasil estão no Paraná. Tanto por isso, a árvore é considerada um símbolo do estado. Entretanto, em se tratando de simbolismos natalinos, só se encontram no país as plantas artificiais.

Sair da versão mobile