Ícone do site Agro20
Meio Ambiente

Pólen é nome do elemento fecundante masculino de espécies vegetais

Pólen faz parte da reprodução das angiospermas e gimnospermas. O pólen é a substância que permite a reprodução das flores angiospermas e gimnospermas. Dessa forma, os insetos que costumam pousar na superfície de algumas flores macho e carregam uma parte desse pólen em si, acabam transferindo-o para as flores fêmea.

Através desse processo, o pólen fecunda a flor fêmea (oosfera) através dos micrósporos, gerando assim as sementes. Além disso, o vento e a água também podem transportar essa substância, a fim de realizar o processo de fecundação e garantir a reprodução das flores.

O que é pólen?

Pólen é o conjunto de grãos minúsculos que são produzidos pelas flores macho. Esse pó é o micrósporo que contém os gametófitos masculinos. Dessa forma, esses gametófitos são os agentes fecundadores masculinos, assim como os espermatozoides no homem.

O contato dos gametófitos com a oosfera, que são os gametas femininos, garantem a geração das sementes. Dessa maneira, pode-se afirmar que as sementes não são autogeradas, mas sim o resultado de uma interação entre macho e fêmea.

O processo de germinação que se constitui da união entre o pólen e a oosfera é chamado de polinização. No entanto, não se pode confundir essa substância com o néctar. O primeiro é rico em vitaminas, proteínas e aminoácidos, e o néctar é rico em carboidratos. Assim, fica fácil entender o que é pólen.

Pelo fato de possuir uma alta resistência, ele costuma viajar pelo ar. Isso porque busca fecundar os gametas da fêmea. Por essa razão, épocas do ano como a primavera fazem com que um alto índice dessa substância esteja no ar.

Por conta disso, muitas pessoas durante a primavera acabam manifestando uma alergia ao pólen. Assim sendo, essa alergia sazonal é conhecida como rinite alérgica e acomete um grande número de pessoas sempre nas mesmas épocas.

O pólen de abelha

Sempre que se fala nessa substância em questão, logo se relaciona com a abelha. Isso porque o pólen compõe quase que totalmente a alimentação das abelhas, se tratando de partículas sólidas. Ele é rico em vitaminas A, vitaminas B, vitaminas C, vitaminas D e também vitaminas E.

É justamente com essa partícula que as abelhas produzem a tão conhecida geleia real. Essa geleia é um alimento riquíssimo que é usado para alimentar a rainha. Assim sendo, esse alimento é muito destacado na alimentação humana devido aos benefícios do pólen.

Veja agora alguns dos principais benefícios do pólen de abelha:

Os benefícios são diversos e é igualmente importante saber como tomar pólen. O produto pode ser consumido diretamente, desde que seja mantido por um tempo na boca até ficar completamente solúvel. Isso fará com que ele seja melhor absorvido pelo corpo.

Além disso, pode também ser consumido misturado em bebidas ou outros alimentos, já que possui um gosto bem suave e quase imperceptível. O pólen de abelha também pode ser administrado através de cápsulas de pólen desidratado, nesse caso com bastante líquidos, visando maior absorção intestinal.

Os efeitos do pólen podem ser muito benéficos para a saúde do corpo humano, conforme mencionado na lista anterior. Dessa forma, possui destaque em lojas de produtos naturais e é muito usado por pessoas que levam uma dieta saudável.

Para quem procura onde encontrar pólen, esse produto pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, estabelecimentos especializados em apicultura e também pela internet. Desse modo, é possível também encontrar o pólen em pó.

Importância do pólen

É importante lembrar que, no caso dos alérgicos, podem ocorrer alguns efeitos colaterais do pólen de abelha. Dessa forma, podem ocorrer reações alérgicas agudas como comichão, falta de ar, inchaço, anafilaxia e demais reações alérgicas. Se for alérgico, não consuma essa substância.

Além disso, o pólen é um produto riquíssimo em vitaminas, proteína e minerais. É aconselhado seguir a dosagem indicada, pois ingerir uma superdosagem pode não ser benéfico ao organismo. Do mesmo modo, mulheres grávidas também devem evitar o consumo.

Ademais, ele possui uma grande importância, tanto na natureza quando no mercado. Assim sendo, é responsável pela reprodução de algumas plantas como as angiospermas e gimnospermas, além de ser o alimento sólido mais importante das abelhas.

É possível compreender para que serve o pólen quando igualmente vemos todos os benefícios que ele causa na saúde do corpo humano. Desse modo, o pólen apícola ocupa um lugar de destaque entre todos os produtos de apicultura.

Além disso, a apicultura vem ganhando força nos últimos anos especialmente na região do Nordeste. Isso porque as condições climáticas são muito favoráveis para esse cultivo, inclusive a flora da região.

O mel é igualmente um produto originário dessas partículas e a qualidade do mel está diretamente ligada com esse produto. Nesse caso, é possível saber a procedência vegetal do mel, analisando-se microscopicamente a estrutura dessa substância que o compõe.

Isso porque cada pólen originário de cada planta possui forma e tamanho específico, fazendo com que se possa reconhecê-lo no microscópio. Dessa forma, pode-se rastrear a origem do mel através das propriedades do pólen, e a partir disso pode-se inclusive avaliar a qualidade do mesmo.

A reprodução vegetal e o ar

Além de tudo o que foi falado sobre o pólen de abelha, é importante também considerar a importância na reprodução de diferentes plantas e vegetais. No entanto, há épocas em que algumas regiões são muito afetadas pelo excesso da substância no ar.

Esse é o caso do pólen de cedro. No Japão, há uma época do ano em que a substância dessa árvore se espalha em um alto volume que causa muita alergia nas pessoas e acaba forçando o governo a tomar algumas atitudes drásticas.

Mais precisamente em Tóquio, estima-se que mais da metade da população seja afetada pela rinite alérgica em reação ao pólen do cedro. Dessa maneira, o governo está investindo na derrubada dos cedros e reflorestamento de outras árvores com menor produção da substância.

O pólen possui uma importância muito grande em diversos setores, inclusive atingindo a saúde da sociedade. O equilíbrio do meio ambiente deve ser respeitado de modo a evitar situações como essa de Tóquio, que força a população a usar máscaras.

Sair da versão mobile