Ícone do site Agro20
Agronegócio

Polenta, originária da Itália, tem farinha de milho como base

Polenta, prato tradicional da região do Vêneto, norte da Itália, foi trazida ao Brasil por imigrantes no século XIX. A polenta, a princípio, era elaborada apenas com farinha de milho, água e sal e servia como base da alimentação dos camponeses.

Com o passar dos anos, a polenta ganhou novos ingredientes, o que a transformou de base alimentar dos trabalhadores da lavoura, em um prato sofisticado.

O que é polenta?

Polenta é um mingau grosso feito com água, sal e farinha de milho, cereal nativo da América Central e altamente energético.

Origem da polenta

Conforme historiadores, o grão de milho teria sido levado da América Central, por Cristóvão Colombo, à Espanha. Logo depois, entre os séculos 16 e 17, introduzido na Itália.

O milho, cereal produzido mundialmente, é fonte de sais minerais, como, por exemplo, cálcio, ferro e potássio, além de zinco e fósforo. Mas não somente isso. É fonte de proteínas, vitaminas A e dos complexos B e E, bem como fibras e amido.

Por conseguinte, o milho é considerado um alimento altamente nutricional. Além disso, é extremamente energético, o que justifica ser a base da alimentação dos camponeses, assim como dos trabalhadores das lavouras.

Como fazer polenta?

A polenta em si é um prato bastante simples de ser preparado. No entanto, requer paciência e braços fortes. Isso porque são necessários de 45 minutos a 1 hora para que a iguaria fique no ponto certo, como as tradicionais italianas.

Os ingredientes da polenta tradicional incluem somente 2 litros de água, sal e farinha de milho suficiente para dar o ponto, que pode ser mole ou firme. Entretanto, em algumas regiões da Itália, como Veneza, por exemplo, além de alguns estados da região Sul do país, acrescentam também 1 fio de azeite.

A panela deve ser bem alta, além de possuir paredes e fundo grosso. O fogo, o mais baixo possível. E braços para mexer a polenta o tempo todo, bem fortes.

Porém, no século XXI é praticamente, mas não impossível, encontrar pessoas dispostas a preparar a receita tradicional.

Dessa forma, o fubá, resultado da moagem dos grãos de milho amarelo isento de gérmen, é o mais utilizado para a elaboração do prato.

Tipos de polenta

Novos ingredientes ao longo do tempo foram integrados à receita original como, por exemplo, caldos de carne e legumes, manteiga e creme de leite, o que resultou em vários tipos de polenta.

Por exemplo, com uma massa mais firme é possível preparar a polenta frita, servida em botecos como petisco e acompanhada de cerveja gelada.

Entretanto, também é bastante comum encontra-la em restaurantes como acompanhamento de aves como, por exemplo, asas de frango apimentadas.

Já a polenta com carne moída é uma das variações do prato mais consumidas por todo o país. Versátil, a iguaria também pode ser encontrada grelhada na maior parte das churrascarias do Brasil.

Aliás, a versatilidade do prato rústico que alimentava camponeses ganhou texturas e molhos exóticos como, por exemplo a polenta cremosa com molho de cogumelos, iguaria apreciada na alta gastronomia.

Em seguida, acompanhe algumas deliciosas variações de receita de polenta.

Polenta cremosa com molho de costelinha de porco

Ingredientes para a polenta:

Modo de preparo:

Ingredientes para o molho de costelinha de porco:

Modo de preparo:

Polenta frita

Ingredientes para a polenta:

Modo de preparo:

A polenta é um alimento super nutritivo e delicioso. Além disso, pode ser saboreada com os mais variados molhos, bem como com derivados do leite, como queijos, por exemplo. Não deixe de experimentar.

Sair da versão mobile