Ícone do site Agro20
Agronegócio

Polpa de fruta é uma das formas mais saudáveis de consumir frutas

Polpa de fruta congelada mantém seus nutrientes

Sem dúvida, a polpa de fruta pode servir como ingrediente para diversos outros preparos. Além do seu uso em sucos integrais, a polpa pode compor sorvetes, mousses e geleias saborosas.

Em todos os casos, a polpa de fruta fornece elementos ricos e saudáveis para o funcionamento ideal do nosso organismo.

O que é polpa de fruta?

Polpa de fruta é definido como um produto não diluído, não concentrado e não fermentado.

Em suma, para entender o que é polpa de fruta, devemos observar que a obtenção do produto ocorre por meio de frutos polposos. Para tanto, é necessário um adequado processo tecnológico, isto é, com um mínimo teor de sólidos totais estabelecidos para polpas de frutas específicas – estas, provenientes das partes comestíveis dos frutos.

Tipos de polpa de fruta

As classificações das polpas de frutas são definidas conforme suas composições em:

Suco de polpa de fruta

O suco de polpa de fruta é uma alternativa excelente para pessoas ocupadas, ou seja, para quem não tem tempo para extrair o suco de frutas de modo natural durante a correria do dia a dia. Contudo, é importante que não haja adição de açúcar nas polpas.

Mercado da polpa de fruta no Brasil

A polpa dos frutos é o mais básico produto alimentar obtido do processamento de frutas frescas. As polpas de frutas podem ser armazenadas em modo congelado por longos períodos.

No entanto, também podem ser usadas para fabricar sucos, sorvetes, doces, geleias e iogurtes. A exploração de frutas tropicais alavancou todo o setor de polpas no Brasil.

De fato, esse cenário é devido principalmente à alta aceitação de suas propriedades organolépticas e seus fatos nutricionais notáveis. No entanto, vários trabalhos publicados nas últimas décadas apontam condições desfavoráveis ​​ao consumo de polpa de frutas tropicais.

A padronização de métodos e práticas na indústria brasileira de polpa de frutas garante um status de alta qualidade às polpas de frutas tropicais. Angaria-se, assim, crescimento comercial desse produto vegetal para os mercados internacionais.

Benefícios da polpa de fruta

São diversos os benefícios da polpa de fruta. A seguir, você poderá conhecer alguns deles!

Como fazer polpa de fruta?

Com tantos benefícios, você deve estar se perguntando como fazer polpa de fruta, certo? Sem dúvida, preparar sua própria polpa em casa é um modo econômico e saudável, além de assegurar a boa qualidade daquilo que está consumindo.

Embora haja à nossa disposição, em supermercados, uma variedade de produtos industrializados, manter uma alimentação natural e sem conservantes é uma preocupação cada vez mais atual. Por essa razão, preparar sua própria polpa é uma boa pedida.

Além disso, com o tempo, você pode começar a vendê-las. Sem dúvidas, empresários de sucesso podem dar o ponto de partida na comercialização caseira da polpa dos frutos.

Mas antes de pensar além, vamos revelar a você quais as etapas para preparar uma polpa saudável, deliciosa e de alta qualidade. Confira nosso guia abaixo!

De fato, esse é um passo decisivo para obter um bom resultado com suas polpas. Primeiramente, é preciso decidir quais tipos de frutos serão utilizados. No momento da compra, prefira feiras e demais locais que trabalhem com frutas frescas, orgânicas e de qualidade. Ou seja, quanto menos agrotóxico, melhor.

O aspecto do fruto também deve ser considerado. Não leve para casa frutas que estejam escurecidas, manchadas, amassadas ou “bichadas”. Em outras palavras, para uma polpa que se preze, os frutos precisam estar em perfeito estado.

A primeira iniciativa após adquirir os frutos é lavar corretamente cada um deles. De fatos, muitas pessoas limitam a limpeza a uma “passada de água”. É aconselhado, porém, que as cascas dos frutos sejam lavadas com detergente de cozinha neutro. Em seguida, basta descascá-las e cortá-las devidamente.

Uma vez que as frutas estejam limpas, cortadas e descascadas, chega a hora de passá-las pelo triturador. Para esse processo, você pode usar um triturador tradicional ou recorrer ao liquidificador comum. Entretanto, é de suma importância que nenhum líquido seja adicionado nesse processo. Afinal, a trituração deve ser restrita aos frutos!

Após triturar as frutas adequadamente, será hora de despejar a polpa em sacos plásticos. Para armazenar a polpa, o ideal é optar por sacos maiores do que os convencionalmente usados para “geladinhos”. Feito isso, basta guardar os sacos nos congeladores.

Polpa de fruta congelada

Em um balanço nutricional, a polpa de fruta congelada tem o mesmo peso para a saúde quanto as variedades naturais. Isto é, as polpas são tão poderosas e nutritivas quanto os seus equivalentes. E isso é possível por conta de um processo de armazenamento adequado da polpa.

Ou seja, quando o armazenamento é realizado corretamente, ele mantém as propriedades frescas e intactas para o consumo. Devido à versatilidade, a polpa de fruta pode ser usada para diferentes finalidades. Por exemplo, ela pode ser incorporada em sucos saudáveis e integrais, sorvetes frutados e mousses.

Sair da versão mobile