Ícone do site Agro20
Agricultura

Pracaxi é uma árvore que integra a biodiversidade amazônica

Importante na medicina, o pracaxi ganhou espaço em todas as regiões do país

Desde a época em que os indígenas estavam em grande maioria no Brasil, há uma tendência ao uso de diversas plantas para produção de cosméticos e medicamentos. Foi desta forma que os europeus descobriram grande utilidade em várias plantas e desenvolveram tecnologias para explorar todo o potencial delas. E o pracaxi se destaca neste contexto, principalmente por representar a região da Amazônia.

Reunindo uma série de benefícios para o corpo humano, o pracaxi se tornou conhecido em todo o país e traz uma série de sintéticos importantes para diversas finalidades, destacando-se como planta importante para o desenvolvimento econômico. Além disso, a importância é ainda maior quando destacamos outros benefícios, como estéticos, dermatológicos e sensoriais.

O que é pracaxi?

Pracaxi é um membro da família Fabacear, tendo como nome científico Pentaclethra macroloba Willd Kuntze.

No Brasil, a planta passou a se desenvolver em áreas de várzea, além de crescer na beira de rios. Os estados que apresentam esta planta com abundância são Roraima, Pará, Amapá, Bahia, Acre e Amazonas, onde há grande concentração nas áreas florestais.

Atingindo um tamanho médio, girando entre 8 e 14 metros, o pracaxi rende um fruto muito parecido com a vagem, que possui cerca de 20 centímetros de comprimento.

As sementes deste fruto são normalmente armazenadas para repasse no comércio, produzindo um óleo extremamente conhecido para a população. A planta também se destaca por este fator, já que não é necessário derrubar árvores para que o produto principal seja extraído.

Óleo de pracaxi

São muitos os benefícios gerados pelo óleo de pracaxi para a saúde. Entre os principais pontos, destaca-se a eficiência nos tratamentos capilares, tornando os fios mais resistentes. Também é excelente contra a propagação do frizz e a multiplicação de pontas duplas, evitando a presença de fungos, bactérias e elementos que acelerem a queda.

Em toda a indústria, é inegável a importância do pracaxi para o cabelo, gerando um apelo muito maior sobre a planta.

A fabricação de vários cosméticos conta com a presença deste elemento na composição. O óleo está presente em cremes para a pele e também é aplicado em diferentes massagens, banhos aromáticos e outros tratamentos, destacando-se pelo aroma e pela eficiência no contato com os tecidos.

Ademais, já foram constatadas outras ações do pracaxi que beneficiam a saúde. Ele pode ser utilizado contra úlceras e também acelerar cicatrizações, como é o caso de partos de cesariana, cortes profundos e até queimaduras. Também é eficiente contra picadas de cobras, além de servir como repelente natural diante de alguns insetos.

Movimentação econômica

A planta ganha cada vez mais espaço quando o assunto é economia, pois os óleos são mais procurados a cada ano. Por ser um elemento tipicamente brasileiro, ele ganha um apelo ainda maior no mercado interno, sendo o preferido para a composição de produtos e tratamentos.

Este aumento na demanda fez com que os produtores também se dedicassem com maior atenção ao pracaxi, gerando uma movimentação de mercado ainda mais aquecida. O apelo do óleo gera a chegada de uma série de tecnologias para este tipo de produção, que está se tornando cada vez mais rápida e eficiente em espaços rurais apoiados por grandes empresas.

Sair da versão mobile