Ícone do site Agro20
Pecuária

Raças de boi: Brasil é reconhecido globalmente por rebanho de raças bovinas

Exportação de raças de boi segue em crescimento e ajuda na consolidação global da agropecuária brasileira

O Brasil é reconhecido por inúmeras qualidades no setor do agronegócio, e uma delas é o fato de o país possuir o segundo maior rebanho de raças de boi de todo o globo. Em função disso, seu posicionamento no ranking global está atrás, apenas, da Índia.

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC, em 2017 a exportação de raças de boi cresceu 39% no país. Tal feito se deu por conta do alto índice de exportação para a Turquia. Durante o ano, a soma de exportações brasileiras na categoria foi de aproximadamente 407 milhões de animais. O número é significativamente superior ao de 2016, que se aproximou do total de 293 milhões.

Principais raças de boi de corte presentes no Brasil

Além das raças bovinas de corte, o Brasil vem ganhando destaque nas atividades das raças bovinas leiteiras. Com o avanço periódico na economia e consolidação no setor, os investidores passaram a enxergar e, consequentemente, apostar no neste mercado – que prevê um crescimento promissor para a próxima década.

Visto isso, a escolha da raça é de grande importância quando um produtor está focado em iniciar ou melhorar uma criação de vacas leiteiras. E vale lembrar que essa decisão depende diretamente do sistema de produção de fazenda em que o gado viverá.

No caso das raças bovinas de leite, é preciso tempo de observação e trabalho árduo para entender os pontos mais relevantes para a produção de leite.

Principais raças bovinas de leite no Brasil

Essa diversidade de raças de boi é importante para o país em função da capilaridade da pecuária brasileira. Apresentando-se com possibilidades de expansão nada limitadas, a pecuária do país tem nestas raças a possibilidade de que mais produtores rurais alcancem aumentos de renda e fixação no campo.

Sair da versão mobile