Ícone do site Agro20
Agronegócio

Receitas mineiras levam sabor e variedade ao país inteiro

Receitas mineiras fazem sucesso entre brasileiros e já se tornaram das mais apreciadas no Brasil, devido ao seu sabor marcante e variedade.

Se você quiser conhecer mais sobre as receitas mineiras mais populares, pegue a caneta e o bloquinho e anote esses ingredientes!

O que são receitas mineiras?

Receitas mineiras são receitas típicas do estado Minas Gerais. Confira algumas das mais incríveis ao longo desse artigo.

Exemplos de receitas mineiras

Angu

Angu é uma receita típica da culinária do Brasil. As receitas mineiras de angu são preparadas com um pouco de sal, água e fubá, geralmente sendo temperadas com alho frito no azeite.

Nas regiões onde a influência da imigração é mais expressiva, por exemplo, o angu passou a levar o nome de “polenta”, uma receita italiana adaptada aos sabores brasileiros.

Além do prato tradicional mineiro utilizar da farinha de milho, o angu pode também ser composto por alternativas como farinha de arroz e farinha de mandioca.

Vaca atolada

Vaca atolada é uma das receitas mineiras mais populares, embora também apareça na culinária do Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Nessas regiões, a vaca atolada é comumente chamada de costela e verduras ou cozidão.

O prato normalmente é preparado com ingredientes como cenoura, batata, batata doce e abóbora, além da característica mandioca e carne.

Além disso, a vaca atolada também pode ser conhecida pelo nome popular de “escondidinho de carne de sol“.

Doce de abóbora

De fato, a origem do doce de abóbora é incerta, embora seja principalmente atribuída às receitas mineiras, sendo também popular no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Apesar do nome, o doce leva outros ingredientes além de abobora em sua composição. Por exemplo, no preparo, podem ser utilizados canela em pau, cravo da índia, água, açúcar e coco.

Doce de leite

Para fazer um delicioso doce de leite mineiro, tudo o que você precisa é de uma lata de leite condensado.

Coloque a lata fechada de leite condensado na panela e encha com água suficiente para submergir completamente a lata (ela deve estar completamente submersa na água, caso contrário, pode explodir).

Em seguida, ligue o fogo em potência média a alta. Quando a água começar a ferver, deixe-a por duas horas e meia. Quando o tempo acabar, remova a lata e deixe que esfrie completamente antes de tentar abri-la.

Feijão tropeiro

Se você gosta de receitas mineiras, o feijão tropeiro não pode ficar de fora. Sem dúvida, ele é um dos mais tradicionais pratos mineiros. Seus ingredientes levam feijão, bacon, linguiça, couve, ovos e farinha de mandioca.

À medida que o prato se tornou popular em todo o país, muitos cozinheiros criaram suas próprias interpretações. Assim, passaram a usar diferentes tipos de feijão ou carne e adicionaram outros ingredientes.

Pão de queijo

Existem dezenas de receitas diferentes de pão de queijo, onde os tipos de queijo, bem como os ingredientes, muito variam. Em algumas receitas, usa-se amido doce, enquanto em outras o ingrediente não aparece.

Um dos principais atributos do pão de queijo, um de seus carros-chefe (além do queijo) é a mandioca de amido.

Quanto ao queijo, seu tipo varia dependendo do paladar de quem está preparando. Os mais tradicionais, no entanto, são a muçarela e o parmesão.

O queijo é o principal elemento dessas receitas mineiras, sendo o ingrediente que dá o sabor característico do pão de queijo.

Sair da versão mobile