Ícone do site Agro20
Agronegócio

Salame tem origem italiana e costuma ser feito com carne suína ou bovina

O salame é um embutido de origem italiana e um alimento historicamente associado aos camponeses

A origem do salame remonta a Roma Antiga, assim como representa uma das mais antigas formas de conservação da carne. Ao mesmo tempo, era consumido como um substituto em períodos de escassez de carne fresca.

Tradicionalmente, na Itália, o autêntico salame é feito com carne e gordura suína da melhor qualidade. Entretanto, para conferir aroma e sabor, são adicionadas algumas especiarias. Entre elas, encontramos pimenta, erva-doce, sal, vinho, bem como alho e, às vezes, maçã e canela.

O que é salame?

Salame é um alimento considerado de charcutaria, assim como a mortadela e o presunto. Esse termo é aplicado à produção de alimentos a fim de que sejam conservados.

Para isso, podem ser utilizados diversos processos como, por exemplo, a salga, a defumação, bem como cura e fermentação. Além disso, podem ser utilizados, também, o cozimento e a desidratação. Entretanto, mais de um processo pode estar presente em um mesmo preparo.

Como é feito o salame?

É bem verdade que, ao longo dos séculos, variações regionais, bem como novas técnicas, foram criadas para a produção do alimento. Tradicionalmente, o autêntico salame italiano é feito somente com carne e gordura suína, bem como especiarias, condimentos e sal.

A princípio, é utilizada a paleta e a panceta suína cortadas em pedaços e colocadas a baixas temperaturas para exterminar possíveis bactérias. A seguir, ambas são moídas, de forma mais fina ou mais grossa. Esse processo pode variar de acordo com o tipo de embutido.

Logo depois de formada a pasta, adiciona-se as especiarias, bem como condimentos e sal. O sal é fundamental para a desidratação da carne e o processo de cura. Isso porque ele inibe a proliferação de microrganismos responsáveis pela deterioração da carne.

Além disso, ainda são adicionadas algumas culturas de bactérias benéficas. Finalmente, adiciona-se pimenta, vermelha ou preta e, às vezes, sementes de erva-doce, bem como alho. Logo depois, inicia-se o processo de fermentação a 30°C.

Processo de embalagem e maturação

Após 1 dia, a carne é embalada em materiais naturais – tripas – que podem ser feitos de esôfagos, intestinos, bem como estômagos de suínos, vacas e ovelhas, por exemplo. Esse processo, na maioria das vezes, é utilizado no preparo do salame artesanal.

No entanto, a nível industrial, são utilizados materiais artificiais como, por exemplo, colágeno.

Logo após essa etapa, o embutido é encubado por mais 2 dias em um ambiente com umidade em torno dos 80°C. Posteriormente, inicia-se o processo de secagem, com temperatura em torno dos 15°C. A secagem, de acordo com o diâmetro do embutido, pode durar de 30 a 90 dias.

Tipos de salame e suas diferenças

O mercado oferece vários tipos do embutido. Acompanhe, a seguir, alguns deles, bem como suas diferenças.

Receitas com salame

O salame é um dos petiscos favoritos do brasileiro, ao lado do saboroso queijo provolone. Como acompanhamento de uma cerveja bem gelada, é irresistível! Também é possível preparar receitas deliciosas utilizando o embutido.

Além disso, ele empresta seu nome a um dos doces mais apreciados na cozinha italiana, bem como na portuguesa: o salame de chocolate!

Anote essas 2 receitas deliciosas.

Quiche de salame e ricota

Ingredientes da massa

Modo de preparo

Ingredientes do recheio

Modo de preparo

Salame de chocolate

Ingredientes

Modo de preparo

Apenas de ser um embutido delicioso, vale ressaltar que o salame engorda.

Em 1 fatia média, são encontradas quase 80 calorias. Dessa forma, o salame deve ser consumido com moderação para evitar o ganho de peso. Fique atento!

Sair da versão mobile