Ícone do site Agro20
Agricultura

Sapoti é uma fruta que tem origem na América Central

Fruto do sapotizeiro, o sapoti resiste a áreas secas e a alta produção anual adoça a vida de produtores brasileiros

Com um cultivo que pode chegar a passar dos dois mil frutos anuais em uma única arvore, o sapoti é uma das grandes apostas do nosso agronegócio. Aliás, as regiões Norte e Nordeste já investem pesado tanto na sua produção quanto no seu consumo.

Entretanto, o sapoti não é apenas ideal para regiões de ventos fortes, climas secos e até locais de poucas chuvas escassas. Afinal, seus benefícios e propriedades encantam novos consumidores até mesmo de regiões mais distantes.

O que é sapoti?

Sapoti é um fruto doce e suculento, embora seja desconhecido para boa parte da população brasileira. Entretanto, sua produção e consumo são fortes em áreas das regiões Nordeste e Norte do Brasil.

Com origens na América Central, seu apelo é tropical pela cor e sabor. Por isso, antes de provar o fruto, saiba que ele está maduro observando se sua casca está soltando um tipo de pó similar à areia.

A partir desse momento, já é possível fazer a colheita. Contudo, antes de ser consumido, basta que você o deixe descansar entre quatro e cinco dias.

Em todo caso, para melhor definição de seu aspecto, o sapoti apresenta uma baga doce, suculenta e carnosa, além de sementes pretas grandes. Além do mais, costuma ter casca de coloração parda e você pode criar receitas deliciosas como sucos, sorvetes e doces.

Enfim, para você saber o que é o sapoti e aproveitar suas propriedades, saiba que esse fruto é natural da árvore chamada de sapotizeiro. Você pode conferir abaixo as famosas propriedades da fruta.

As propriedades do sapoti

Antes de mais nada, este é um fruto doce, com aspecto parecido com uma gelatina. Assim, fica fácil sua utilização e consumo em diversos modos, como receitas de tortas, sobremesas e até in natura.

Um fator que aumenta sua produção é que o sapotizeiro gera muitos frutos e por quase todo o ano. Aliás, sua produção é maior em épocas de calor, onde há mais luz natural, ao contrário de estações de clima ameno.

Dito isso, então, confira abaixo as grandes propriedades do sapoti:

O cultivo do sapotizeiro e detalhes do fruto

Em relação ao cultivo do fruto, uma curiosidade é que um único sapotizeiro pode gerar cerca de dois mil frutos ao ano. Além do mais, essa árvore cresce de forma rápida, sendo resistente a climas com ventos fortes e secas.

Ou seja, o fruto é indicado para regiões áridas e até mesmo com escassez de chuvas. Mesmo assim, durante temporadas de calor e boa irrigação, os resultados na produção aparecem facilmente.

Em relação à estrutura, ele tem a forma arredondada, com cerca de dez por cinco centímetros. Já a polpa tem tons marrons, apresenta textura granulada e é perfumada.

Ainda por dentro, nos frutos verdes, a polpa tem um látex branco, bem pegajoso. Entretanto, esse látex some aos poucos com seu amadurecimento.

Assim como uma pera ou maçã, ele fica com sabor doce e, a carne, marrom. Nesta hora, o fruto está próximo da fase de consumo e pode pesar cerca de duzentos gramas.

Os benefícios do sapoti

Este é um exemplo de fruto que é excelente para a saúde. Isto porque, além de ser delicioso, os benefícios do sapoti são uma variedade à parte.

Confira abaixo alguns dos grandes benefícios do fruto para sua saúde:

Origens e a fruta sapoti no Brasil

Ela não chega a ser uma fruta tão exótica assim, mas sua forma pode variar entre achatada, esférica ou arredondada. Vale mencionar, ainda, que cada local pode ter variedades diferentes e dar ao sapoti nomes como Russel, ModelloBrown Sugar.

Isso porque a fruta sapoti tem suas origens na América Central, de onde passou a ser distribuída para demais continentes. Assim, você pode encontrar a fruta em países como:

Aqui no Brasil, ela costuma ser mais comum em regiões como o Nordeste e Norte, como os Estados de:

Sua incidência é maior nesses locais porque eles têm a presença de clima tropical quente e úmido. Por outro lado, áreas de clima seco e árido costumam ser mais propícias para um desenvolvimento mais rápido e voltado para a produção nacional do sapoti.

Sair da versão mobile