Ícone do site Agro20
Pecuária

Qualidade de sementes de pastagem garante boa alimentação aos bovinos

sementes de pastagem

A alta qualidade das pastagens na produção de animais é um dos principais pontos a serem considerados na pecuária. Como a maioria do gado produzido no Brasil está neste regime de alimentação, entender sobre sementes de pastagem também é importante.

O que os pecuaristas devem ter em mente é que um pasto bem produzido resulta em animais bem alimentados e com bom aspecto de saúde. Portanto, vale a pena compreender quais sementes de pastagem se adequam melhor para propriedade, considerando as vantagens da gramínea a ser produzida na região.

O que eu preciso saber para comprar sementes de pastagem?

Diversos pontos devem ser levados em consideração, vamos listar alguns deles:

Diversos tipos de semente

Para correr das baixas produções e alcançar todo o potencial que o rebanho pode oferecer, os produtores buscam por sementes que tenham boa aceitação do solo em que a propriedade rural está.

Uma das sementes bastante comuns no Brasil é a brachiaria. Existem diversos tipos de brachiaria, já que o gênero abriga aproximadamente 80 espécies. Segundo a Embrapa, o Brasil teve um aumento expressivo de pastagens com espécies de brachiaria, justamente por terem boa adaptação às condições climáticas do país.

Vale a pena conhecer diferentes tipos de espécies. Assim, confira quatro comuns no Brasil:

Você sabia? Brasil tem números que impressionam

O tamanho da produção pecuária no Brasil é bastante impressionante. Atualmente, o país tem mais de 159,4 milhões de hectares destinados à pastagem. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 100 milhões de hectares (63%) estão com pastagens em boas condições.

Os dados, do Censo Agro 2017, mostram que o Mato Grosso é o Estado campeão quando o assunto é área de pastagem, chegando a 23 milhões de hectares. Contudo, o Mato Grosso tem quase 4 milhões de hectares de pastagens naturais.

Além disso, o Brasil é o maior produtor de sementes de forrageiras do mundo, de acordo com a Embrapa. A exportação desse produto é feita para mais de 20 países, garantindo o Brasil como grande produtor de sementes de pastagem no cenário internacional.

Imagem: Ákos Szabó

Sair da versão mobile