Ícone do site Agro20
Agricultura

Timbó é planta geralmente utilizada na pesca para atordoar peixes

O poderoso químico extraído do timbó é empregado no combate de insetos e pragas na agricultura. O conjunto de plantas conhecidas como timbó faz parte do grupo de plantas tóxicas existentes no Brasil que todos os anos envenenam pessoas no país, a maioria, indivíduos menores de idade. Esse tipo de vegetal era um recurso antigo utilizado por populações indígenas para fazer pescas em rios.

O uso do timbó ainda existe por tribos indígenas, mas não é recomendado pelos órgãos de proteção ambiental, pois apesar de ser um tóxico biodegradável, inutiliza rios e lagos por tempo que pode levar anos.

O que é timbó?

Timbó é um nome genérico que se dá a um conjunto de plantas das famílias das leguminosas, um cipó trepador que contém um químico natural considerado ictiotóxico que age por meio de uma toxina chamada de “rotenona”.

O seu nome vem do tupi e significa “o que tem cor branca ou cinzenta”.

É conhecida por outros nomes como tingui que, em tupi, significa “líquido do enjoo”, bem como por titim.

Existem várias espécies de leguminosas que recebem a designação de timbó. Calcula-se que no planeta existam 140 espécies de leguminosas que são utilizadas para a pesca.

O timbó na cultura indígena

Era muito comum o uso de ervas por parte de tribos indígenas para produzir chás medicinais e utilizá-los em ocasiões de deleite como festas e eventos importantes como rituais.

As ervas eram a porta de entrada para se exercer atividades de clarividência e mediunidade. No entanto, eram também usadas em situações do cotidiano, como a pesca.

Sem uso de vara e anzol, como os índios pescavam peixes, principal meio de sustento de muitas tribos?

Há quem possa imaginar que fosse apenas com o uso de lanças, mas prover uma tribo inteira caçando desse modo necessitaria de muito tempo e precisão miraculosa.

Para resolver esse problema, os índios descobriram uma espécie de planta que contém um químico natural tóxico letal para os peixes e de grande propagação se colocada na água: os timbós.

Esse tipo de planta tóxica tem capacidade de contaminar a água rapidamente e tornar inconsumível e a sobrevivência inviável para as formas de vida que nela habitam, como os peixes.

A extensão e o poder dessa toxina são tão grandes e letais que já foram registradas as mortes de toneladas de peixes em razão de contaminação da água por timbó.

Os peixes atingidos pelo agente tóxico afundam depois de morrer e seus corpos acabam boiando para a superfície, ficando acessíveis para os índios fazerem a coleta.

Tal prática dos povos indígenas é muito antiga, já relatada pelos primeiros colonos no Brasil em cartas para a coroa portuguesa.

Com certeza, foi observando as práticas dos índios com utilização de plantas que os portugueses puderam descobrir quais eram impróprias para consumo, portanto, tóxicas, e quais tinham finalidades medicinais e psicotrópicas.

Os danos ambientais do timbó

Mesmo a química do timbó sendo biodegradável, ou seja, podendo ser destruída por agente biológico, o processo de descontaminação da água pode levar anos. O uso do timbó pode inutilizar toda uma área que poderia fornecer recursos naturais continuamente.

Mesmo com a enorme quantidade de peixes capturados sem muito esforço, a prática não se mostra tão eficiente, pois nem todos os peixes mortos boiam diretamente para a superfície. Ocorre de muitos emergirem com o corpo já em estado de decomposição. Portanto, muitos peixes são desperdiçados.

E se a demanda por peixe não for grande o bastante, pode ocorrer de muitos estragarem pelo longo tempo armazenado, gerando mais desperdícios.

Riscos do timbó ao homem

Não há resultados conclusivos quanto à ação tóxica do timbó em humanos. O que há de concreto é que o contato da planta com a pele pode causar irritação, além de coceiras.

O consumo dessa planta, com certeza, seja na forma sólida ou diluída na água, causa diarreia devido ao contato com o veneno.

No entanto, há indícios de que o consumo da parte vegetativa desse tipo de planta pode levar a óbito. Sem dúvida, o mais recomendado é não consumir sob qualquer hipótese a planta timbó para evitar riscos e situações desconfortáveis.

Timbó ou cipó prata?

Costuma-se confundir timbó com cipó prata. Essa confusão decorre pelo fato de o timbó ser um cipó trepador, mas certamente existem tipos diferentes de cipó.

O cipó prata é uma planta da família das Malpighiaceae e também é conhecido como erva corona. As folhas são opostas e verde-escuras e seus ramos são finos e alongados.

Tem propriedades consideradas diuréticas. Por isso, é indicado para problemas renais, como bexiga e rins. Auxilia também em tratamentos de cistite e gota, bem como ajuda em inflamações e dores.

Seus elementos tóxicos não são elevados, contudo, se consumido em excesso, pode provocar riscos à saúde.

Animais como o gado costumam ser a principal vítima de seus efeitos toxicológicos. Se o cipó estiver disponível em fartura, os animais podem consumi-lo em grande quantidade, ocasionando a intoxicação.

Os sintomas começam a surgir depois de 24 horas e se manifestam desse modo:

Em alguns casos, os sintomas podem se intensificar repentinamente.

Tipos de plantas tóxicas

Segundo levantamento da Fundação Osvaldo Cruz, todos os anos, cerca de 2 mil pessoas são envenenadas por plantas tóxicas, a maioria delas, 60%, crianças.

Conheça quais são as plantas tóxicas mais comuns no Brasil.

Urtiga

Conhecida popularmente como urtiga brava. O nome científico é Fleura aestuans L.

A parte tóxica dessa planta se encontra nos pelos do caule e nas folhas. O contato com a urtiga provoca dor, irritação, inflamação, bolhas e coceiras.

Aroeira

Popularmente conhecida como pau-de-bugre. O nome científico é Lithraea brasiliens March.

A parte tóxica está presente em toda a planta.

O contato ou até a aproximação causam reação alérgica como bolhas, vermelhidão e principalmente coceira. A ingestão provoca desconfortos gastrointestinais.

Copo-de-leite

De nome científico Zanttedescha aethiopica Spreng, toda a planta é tóxica.

O contato e a ingestão podem provocar queimação, inchaço dos lábios, náuseas, vômitos, dificuldade de engolir e asfixia. Contato com os olhos provoca irritação e lesão da córnea.

Outras plantas tóxicas:

Essas plantas, junto à timbó, sem dúvida, são as que mais causam intoxicação no país.

Sair da versão mobile