Ícone do site Agro20
Agricultura

Conheça os principais tipos de abacaxi consumidos no Brasil

Todos os tipos de abacaxi são considerados os reis do verão. O abacaxi é uma fruta tropical extremamente consumida no mundo todo, principalmente no Brasil. Seja no inverno ou verão, é fácil de encontrar diversos tipos de abacaxi sempre presentes como uma forma refrescante e deliciosa de adquirir muita saúde e alimentação balanceada.

Além disso, os tipos de abacaxi comercializados podem se diferenciar entre si e proporcionar sabores, tamanhos e demais características diferentes. Independente disso, é um alimento muito popular e a melhor opção para quem procura saúde e sabor.

O que são os tipos de abacaxi?

Tipos de abacaxi são diferenciais que existem de uma espécie de abacaxi para outra. Em geral, a fruta é conhecida como ananás ou abacaxi ananas. O fato é que, independentemente dos tipos de abacaxi, a fruta tem muitos nutrientes e oferece uma série de vitaminas para quem o consome.

Além disso, o abacaxi é uma fruta muito consumida no verão e que o forte do seu consumo, produção e vendas, é justamente nessa época. Entretanto, em estações mais frias, a fruta continua possuindo uma boa demanda por parte do público.

Uma das maiores vantagens é a quantidade de tipos de abacaxis que é possível encontrar, já que existem aproximadamente 150 espécies espalhadas pelo mundo. Nem todas são dotadas de grande popularidade, mas nem por isso deixam de ser menos saborosas.

Tipos de abacaxi

Como é uma fruta muito diversificada, é possível encontrar uma grande quantidade de tipos de abacaxi espalhados pelo mundo. O abacaxi smooth cayenne, por exemplo, é a espécie que mais lidera o ranking de abacaxis produzidos ao redor do mundo.

Primeiramente, assim como outras espécies, ele é extremamente saboroso. Entretanto, pode apresentar sabor um pouco mais ácido do que o normal. Ainda assim, é um fruto que agrega muitas vitaminas ao corpo humano. Entretanto, não é tão utilizado em receitas.

Em contrapartida, o abacaxi pérola pode confundir um pouco a cabeça do consumidor. O motivo é que sua casca é sempre verde, mesmo quando já está maduro. O seu nível de acidez é mais baixo e ele possui um gosto bem mais adocicado que os demais.

O abacaxi havaiano é o mais indicado para receitas culinárias e bebidas alcoólicas. Por conta do sabor equilibrado, se torna uma das melhores opções para degustação.

Abacaxi ornamental

Um dos mais populares tipos de abacaxi é o abacaxi ornamental. Especialmente utilizado como um enfeite, faz parte da família das Bromélias e tem a rusticidade como seu ponto mais marcante e característico.

Além disso, suas folhas são verdes e bem alongadas, possuindo espinhos na borda que servem como uma espécie de proteção para quem tentar pegar a fruta. No entanto, esse tipo de abacaxi possui uma característica bem diferente.

Tal característica é que, caso plantado e cultivado sob o sol, nascerá com tonalidades rosadas. Entretanto, se for cultivado em um local com muita quantidade de sombra, nascerá com as folhas e o próprio fruto na coloração esverdeada.

Abacaxi roxo

O abacaxi roxo também é conhecido como Tradescantia spathacea. Ele também se trata de uma folha ornamental, muito utilizada como enfeite em jardins ou locais de alto padrão. É um dos tipos de abacaxi para enfeite com maior apelo estético.

Assim, é uma planta presente em diversas regiões do mundo, desde que sejam tropicais para que se adaptem da melhor forma. Diferente do abacaxi ornamental citado anteriormente, possui uma aparência simétrica e um tanto quanto densa.

Mesmo que seja colorido, as folhas se mostram completamente eretas e em formato de lanças. Dessa forma, podem machucar quem tentar tocar ou mexer demais na planta, já que possuem pequenas rosetas nas folhas.

Benefícios do abacaxi

Os nutrientes do abacaxi sempre acabam se destacando ao falar do fruto. Entre os principais, destacam-se:

A enzima bromelina é conhecida por ajudar na digestão de alimentos, limpar o organismo e possui um efeito maravilhoso como anti-inflamatório. Além disso, entre as mais benéficas propriedades do abacaxi, destacam-se:

O abacaxi é um alimento que contém uma enorme quantidade de água, é rico em fibras e Vitamina C. Por conta disso, acelera o metabolismo, promove o emagrecimento e de quebra ainda melhora a viçosidade do cabelo e fortifica as unhas.

Como plantar abacaxi?

O interesse em saber como plantar abacaxi se dá pelo fato de muitas pessoas descobrirem que se trata de uma fruta com incrível comercialização. Mesmo em tempos de crise, é muito raro ver o abacaxi ter uma queda brusca e preocupante.

Logo, a plantação de abacaxi se tornou um dos principais objetivos e desejos de profissionais de diversos locais. Além disso, como é uma fruta que tem muito consumo, os tipos de abacaxi garantem uma guinada positiva na economia do país.

Para realizar o plantio e conseguir as primeiras mudas de abacaxi, basta escolher um abacaxi maduro, mas não muito. Em seguida, basta puxar todas as folhas da coroa para verificar. Se todas saírem com facilidade, a fruta saiu do ponto.

Em seguida, corte a coroa do abacaxi e deixe-a de molho em um recipiente onde o caule cortado possa ser mergulhado. Somente lembre de não deixar as folhas submersas. Em seguida, basta colocar o caule com a água em um local onde ele possa pegar sol.

Porém, é preciso ter muita atenção com as temperaturas muito quentes ou muito frias, já que elas podem prejudicar o andamento e crescimento saudável da planta. Além disso, é preciso trocar a água todos os dias, uma vez por dia.

Quando as raízes começarem a brotar na água, transfira a coroa para o solo e prepare-o com 30% de adubo e 70% de terra saudável. Neutralize o solo e enterre somente o caule, mas as folhas devem ficar para cima, na mesma altura do solo.

O abacaxi demora um pouco para nascer, mas em breve dará os primeiros sinais e, assim, será possível dar início a uma plantação com diversos tipos de abacaxi. Os mesmos podem ser comercializados ou utilizados para consumo próprio.

Sair da versão mobile