Ícone do site Agro20
Pecuária

Conheça os 5 principais tipos de carne e suas características

Protagonista da cultura brasileira, a carne é fundamental para a economia mundial. Por ter um passado totalmente ligado ao investimento na pecuária, a forte ligação do brasileiro com os tipos de carne é fruto de uma relação que já dura séculos. É o produto que mais circula dentro do país, rendendo lucros exorbitantes para comerciantes, empresários e restaurantes. E o ritmo econômico forte também pode ser observado em relação ao mercado mundial, que está sempre de olho nestes produtos.

Atualmente, o Brasil é o principal produtor de tipos de carne do mundo (principalmente quando o assunto é carne bovina). Já são muitos anos de investimento em tecnologias que auxiliam todo o processo, trazendo maior produtividade e lucro para o mercado externo. Esse empenho fez com que o produto brasileiro chegasse em mais de 150 países, atendendo todas as variedades possíveis.

O que é carne?

Carne é a parte muscular do corpo dos seres vivos, com exceção das bactérias e dos vegetais. Assim, o uso mais comum deste termo diz respeito ao ramo de alimentação, pois é assim que nos referimos aos músculos retirados de vacas, porcos, cabritos, bois, coelhos e muitas outras espécies.

De acordo com a cadeia alimentar, todo ser vivo se alimenta da carne de outro ser vivo. Por isso, a carne é responsável por trazer uma infinidade de nutrientes importantes para o corpo humano, como é o caso das proteínas, minerais e lipídios.

Sempre abaixo da pele dos animais, este item pode contar com a presença de até mil compostos durante a fase de produção e preparação. Para um comércio eficiente, estes elementos são importantes para trazer mais sabor e alongar a vida útil.

Entre os recursos adicionados, podemos destacar o álcool, os furanos e o carbono. Também existem cuidados especiais em relação aos tipos de corte e ao armazenamento, pois são fatores primordiais para que o alimento possa ter alguma alteração no sabor. Fora do ambiente culinário, a carne também assume uma série de significados religiosos e filosóficos.

A carne na economia mundial

De acordo com números analisados durante o ano de 2019, o Brasil continua com grande força no mercado mundial. Só em acordos com a China, as vendas aumentaram em 80% durante os oito primeiros meses do ano. Foram cerca de 980 mil toneladas negociadas com o governo chinês, representando um aumento de 54% no volume em comparação com 2018.

No entanto, apesar dos excelentes números recentes, os dados indicaram que o Brasil perdeu espaço no mercado mundial em um recorte referente aos anos de 2007 e 2017. No início desta análise, o país apresentava um volume de 23,5%, liderando o ranking das exportações globais e apresentando um lucro de US$ 11,1 bilhões por ano. Hoje, o Brasil ocupa a segunda posição atrás dos Estados Unidos, apresentando 17,4% mesmo com lucro de US$ 15,3 bilhões.

E até no mercado interno foi constatada uma oscilação impactante. Entre setembro e dezembro de 2019, o preço dos tipos de carne ficou mais caro para o consumo da população. O Governo justifica a inflação citando os acordos com os chineses, o aumento do dólar e a comum procura potencializada pelas festas de fim de ano. Carnes simples, como o coxão mole e o contrafilé, tiveram aumentos de taxas superiores a 40%.

Ainda neste cenário, entretanto, o interesse do brasileiro pelos tipos de carne está longe de diminuir. Entre os meses de novembro e dezembro de 2019, as buscas por carne no Google foram as mais constantes em todo o Brasil. As pessoas procuravam saber por quais motivos os preços aumentaram tanto, além de procurarem por peças que poderiam ser úteis para as festas de final de ano.

Carne bovina

A carne bovina é o principal produto do Brasil. Mas para entender mais sobre este alimento, é preciso saber que os cortes do boi são divididos em duas categorias.

As chamadas “carnes de primeira” são extremamente mais macias e estão nas regiões menos exercitadas do corpo, contendo um menor volume de gordura. Entre elas, podemos citar picanha, maminha, contrafilé, filé mignon, baby beef, alcatra e patinho.

Já as “carnes de segunda” se caracterizam por serem mais rígidas, estando em regiões totalmente expostas dos animais. No entanto, é importante destacar que esta classificação diz sobre a consistência da carne, não interferindo no sabor. As mais famosas são o coxão duro, acém, costela, fraldinha, paleta, capa de filé e músculo dianteiro.

Carne branca

É chamado de carne branca o alimento que é proveniente de animais como aves e peixes. Entre as mais famosas, podemos citar o salmão, o atum, o bacalhau e outros pescados. Já falando das aves, o frango é o que mais domina o mercado nacional, também sendo um dos fatores de destaque para que a exportação de carne atinja excelentes resultados.

Entre os benefícios, a carne branca traz excelente volume de ômega 3 e ômega 6, além da presença de ácidos graxos. Alimentar-se desta carne com regularidade fará com que todo o corpo funcione de forma regular, trazendo um fortalecimento importante para a saúde do cérebro e também cardiovascular.

Carne de porco

Rivalizando com a carne bovina e, em muitos casos, sendo mais vantajosa por questão de preço, a carne de porco também oferece muitas possibilidades. Os cortes derivados dos suínos são extremamente valorizados pela culinária, podendo compor pratos saborosos e sofisticados. Até para o consumo mais popular, a linguiça aparece como um dos alimentos de destaque.

Carne de soja

Rica em proteína vegetal, a carne de soja é uma excelente opção para quem segue a dieta vegana. Ela é processada por meio de um maquinário, que se utilizada dos grãos de soja aplicados em alta temperatura. Com o processo de desintegração, os farelos formam uma espécie de farinha insolúvel em água. Com um tratamento de textura, o produto acaba ficando parecido com a carne moída.

Carne de sol

Famosa em todo o Nordeste do Brasil, a carne de sol não é, efetivamente, exposta aos raios solares. Assim, trata-se de uma modalidade de conservação da carne, normalmente bovina, utilizando-se de espaço ventilado e sal para conserva. Estes detalhes fazem toda a diferença no sabor do produto final.

Outros tipos de carne importantes no mercado também fazem sucesso dentro e fora do Brasil, como a carne de carneiro, a carne seca, a carne de pato e a carne de avestruz.

Sair da versão mobile