Ícone do site Agro20
Agricultura

Conheça os principais tipos de pitaya e suas características

A pitaya é uma fruta que está ganhando cada dia mais popularidade entre os consumidores. Por conta dos grandes benefícios, todos os tipos de pitaya têm seus grandes benefícios à saúde e um sabor altamente agradável e refrescante.

No entanto, alguns tipos de pitaya são mais difíceis de encontrar do que outros. Isso, logicamente, é resultado da raridade que algumas carregam consigo. Ainda assim, conhecer a fruta e entender os seus benefícios e a forma como colaboram com a economia é essencial.

O que são tipos de pitaya?

Tipos de pitaya são variações da mesma fruta.

De origem mexicana e de demais países da América Central, a fruta passa por uma procura crescente, já que seus benefícios são de grande interesse para a saúde humana. No entanto, a fruta combina mais com épocas de calor, já que é suculenta e com uma grande quantidade de água.

Mesmo com alguns tipos de pitaya espalhados mundo afora e até mesmo dentro do Brasil, a fruta é mais comumente vista nas versões:

Entre os tipos de pitaya, a pitaya de casca rosa e polpa branca é extremamente conhecida e a mais consumida, já que é a variação mais fácil de ser encontrada em diversos supermercados do país. Grande parte da imensa procura pela fruta se deve ao fato de suas baixíssimas calorias e a forma como agrega importantes vitaminas para o corpo.

Maores benefícios da pitaya

Como é uma fruta magra e com um teor baixíssimo de gordura, tem a ótima vantagem de concentrar substâncias altamente valiosas e que são, reconhecidamente, muito benéficas à saúde. Um grande exemplo são os flavonoides.

Essa substância é considerada antioxidante e minimiza em grande escala os danos que radicais livres provocam às células do corpo. Além disso, também tem uma quantidade enorme de fibras, o que colabora para a redução do colesterol e funcionamento adequado do intestino.

Contudo, essas não são as únicas vitaminas presentes na pitaya. Na fruta, encontra-se uma quantidade superior de vitamina C e zinco. Esses agentes, são responsáveis por garantirem que o consumidor passe a sentir o seu sistema imunológico muito mais forte.

Como comprar pitaya?

Como é uma fruta que está estabelecendo a sua popularidade, principalmente em regiões mais fritas do país, a pitaya precisa passar por um processo minucioso na hora de ser adquirida. O motivo é que a fruta não pode possuir nenhum machucado sequer.

Ademais, também precisa estar firme e com a coloração exata, dependendo dos tipos de pitaya que procura, já que elas possuem cores diferentes. Caso a pitaya apresente uma coloração esverdeada, esse é um sinal de que não está saudável para o consumo.

Dessa forma, consumi-la antes do tempo ou passada demais pode causar problemas digestivos, como asia, enjoos, intestino desregular, etc. O mesmo ocorre para quando esse alimento está soltando líquidos, estufado ou amassado. Isso significa que a fruta está estragando ou já está estragada e, assim, pode estar contaminada com bactérias.

Isso porque os furos na casca representam a entrada de pequenos vermes. Esses vermes nem sempre são visíveis a olho nu, já que possuem a mesma cor da fruta. Daí se deve a importância de a fruta estar, de fato, perfeita.

Pitaya na economia

Os tipos de pitaya estão apresentando um grande potencial de crescimento ainda neste ano. O motivo é que com a conscientização da importância de manter a imunidade e a saúde em dia, muitas pessoas estão procurando consumir alimentos com vitaminas que auxiliem no combate a doenças.

Além disso, a pitaya é sinônimo de versatilidade e colabora para que seja utilizada de infinitas formas, seja como vitamina, pura, em forma de doce, com saladas, como chá, etc. Logo, os produtores da pitaya têm a grande vantagem de produzir e vender um alimento que é consumido por inteiro.

Quais são os tipos de pitaya?

Conhecida como fruta do dragão, por conta de sua casca diferente, muitas pessoas se perguntam quais são os tipos de pitaya e como elas podem impactar a saúde. Muito além disso, também acabam tendo um gosto diferente das demais.

Os tipos conhecidos até o momento são a pitaya:

Entre os tipos de pitaya mais diferenciados, a pitaya amarela é conhecida por Hylocereus megalanthus e derivada diretamente de florestas úmidas. Como diferencial, essa fruta possui hábito trepador e é comumente vista subindo em rochas ou árvores.

Por conta disso, para alcançá-la, é preciso subir até a altura em que se encontra. A pitaya amarela tem um gosto que não diverge das demais variações, mas ainda assim possui um sabor um pouco mais adocicado e é ótima para consumir pura ou realizar o preparo de vitaminas.

Já a pitaya vermelha é muito conhecida por ser chamada também de pitaya púrpura. Isso porque, além de possuir a casca rosa, o seu interior é escuro e rosado. É muito encontrada no Brasil e uma das variações mais conhecidas da fruta. Assim como as outras frutas, a pitaya púrpura possui um gosto doce, mas é mais aguada do que as demais.

Contudo, a pitaya branca é muito mais conhecida e a variação mais procurada da fruta. Com ela, são feitas uma série de receitas, como sorvetes, bolos, doces, etc. Possui uma textura bem aguada e o seu gosto não é tão doce quanto as demais.

Por conta disso, é o tipo de pitaya mais procurado para ser consumida no verão, já que é refrescante e encontrada, até mesmo, para fazer cubos de gelo com a pitaya.

Como armazenar a pitaya?

A partir do momento que se escolhe qual o favorito entre os tipos de pitaya, é importante armazená-la em locais adequados, como longe do sol forte e calor. Muitas pessoas, por exemplo, preferem guardá-la na geladeira ou rodeá-la com um plástico filme para que não pegue o cheiro de outros alimentos.

De qualquer forma, todos os tipos de pitaya são altamente recomendados para agregar benefícios à saúde humana, além de ser um alimento de fácil consumo e extremamente versátil para várias receitas.

Sair da versão mobile