Ícone do site Agro20
Agricultura

Tomate é um dos frutos mais versáteis e consumidos em todo o mundo

Tomate é o fruto que ajuda a prevenir a catarata e firmado entre os mais consumidos em todo o mundo

Poucos sabem que o tomate se trata, na verdade, de um fruto. Afinal de contas, como geralmente é usado em saladas e pratos quentes, o fruto costuma ser confundido com um legume.

Além disso, ele também pode ser encontrado no popular molho de tomate ou em receitas como tomate recheado. Contudo, o fruto guarda muitas curiosidades e benefícios que a maioria desconhece. A seguir, você descobre um pouco mais sobre esse fruto e sua longínqua história.

O que é tomate?

Tomate é o fruto do pé de tomateiro. O fruto é primo dos pimentões, pimentas, berinjelas e outras espécies incomuns ou não comestíveis.

O termo português “tomate” deriva do castelhano, onde aparece com a mesma grafia. O castelhano, por sua vez, herdou a palavra do idioma asteca chamado náuatle. Na língua náuatle, o fruto é chamado de tomatl. A palavra fez sua primeira aparição na imprensa durante o ano de 1595.

Origem do tomate

Ainda não foi possível traçar a data exata em que o fruto começou a ser cultivado. Contudo, é de conhecimento que o fruto era utilizado na culinária dos astecas e de demais povos da Mesoamérica.

O registro mais antigo do seu cultivo aponta para o ano 500 a.C. É sabido que, à época, o fruto era cultivado ao sul do México e em outras áreas aproximadas.

O povo Pueblo, tribo indígena que vive ao nordeste do Arizona e noroeste do Novo México, possui uma crença curiosa envolvendo o fruto. A crença da tribo Pueblo conta que os indivíduos que ingerem as sementes do fruto recebem, como bênção, poderes de adivinhação.

Não se sabe se há veracidade, mas é de comum acordo que a ingestão de tomate traz inúmeros benefícios à saúde.

Benefícios do tomate

São muitos os benefícios do tomate. A fruta, que possui baixo teor calórico, garante ainda vantagens preciosas ao organismo. Entre elas, estão:

Segundo um estudo realizado por um instituto reconhecido e respeitado do Japão, o suco de tomate impulsiona a mobilização de espermatozoides.

O tomate é um amigo do seu coração, afinal de contas, ajuda a combater as doenças cardiovasculares. De fato, suas propriedades antioxidantes garantem a saúde dos vasos sanguíneos.

Isso mesmo, ele é bom para a vista! O fruto é uma fonte rica em vitamina A, isto é, na vitamina crucial para a saúde das vistas.

Além de ser um bom ingrediente para compor dietas, o fruto ajuda a desinchar. Em outras palavras, então, o tomate possui propriedades diuréticas que diminuem a retenção de líquido no corpo, o que é ótimo para a saúde e para o emagrecimento.

Tipos de tomate

O tomate é uma fruta rica e repleta de variações, das mais adocicadas às mais ácidas. Para aprender como utilizar cada uma dessas variedades em suas receitas com tomate, confira as dicas abaixo.

Devido à sua longa duração, este fruto é popularmente chamado de “Tomate Longa Vida”. O Carmen é ideal para compor saladas, pois seu sabor é sutil e sua consistência é aguada. Sendo assim, procure não utilizá-lo em molhos.

Essa variação laranja, bem como o Longa Vida, não é recomendada para o preparo de molhos. Todavia, ele é a escolha ideal para compor aquele vinagrete clássico de churrasco. Seu sabor é fresco, ligeiramente adocicado e com boa dose de acidez.

O tomate holandês tem um segredo: para descobrir se está no ponto, confira o seu ramo. Se estiver com um tom de verde vivo, leve para casa. Do contrário, se estiver marrom, nada feito.

O seu consumo deve ser feito enquanto o ramo ainda está verdejante. O sabor do holandês é bastante adocicado, com pouca presença de acidez. A variação é perfeita para pratos de salada.

Essa variação é excelente para as receitas do dia a dia. Ele serve tanto para compor molhos quanto para acompanhar saladas. Apesar de ter menos acidez quando comparado ao Carmen, ele concentra mais sementes do que o Italiano.

Essa variedade do fruto apresenta um formato mais alongado do que as anteriores. Ele é a melhor escolha para as receitas de molho, pois é um fruto carnudo e com menor presença de sementes. Contudo, ao contrário do Longa Vida, o italiano tem curta duração, sendo um fruto super sensível.

O cereja é uma espécie de miniatura do fruto. Esses frutos são ideais para protagonizar saladas. Afinal de contas, possuem muita doçura e frescor, além de alta concentração de água. Para inovar, é possível adicioná-los aos espetinhos e canapés.

Parecido com o cereja, porém, em formato similar à uva. Essa variação em miniatura é muito mais doce do que seu primo tomate cereja. Além disso, possui mais sustância, sendo carnudo como uma versão mini do italiano.

Como é a planta do tomate?

Como visto, o fruto possui diversas variações amplamente cultivadas. De fato, existem muitas formas de como plantar tomate. Alguns cultivos podem ocorrer em estufas, enquanto outros são realizados em climas frios.

Tipicamente falando, as plantas costumam crescer entre um e três metros de altura. As mesmas se desenvolvem sobre hastes frágeis que trepam em cima de outras plantas ou se estendem pelo chão. O seu fruto, um tomate tradicional de tamanho mediano, pesa em média 100 gramas.

História do tomate

Evidências arqueológicas apontam que o tomatillo, ou tomate verde, foi usado de alimento em um período pré hispânico. A variação, conhecida por produzir um ácido esverdeado, ainda é amplamente consumida no México.

As descobertas servem para demonstrar que os indígenas da Mesoamérica cultivavam o fruto antes da intervenção espanhola. Afinal, é sabido que outros povos da região, bem como os Maias, utilizavam o fruto para consumo. Além disso, o mesmo foi cultivado no México e arredores durante o século dezesseis.

O tomate grande e irregular é uma mutação de uma variante mais delicada e de frutos menores. Esse fruto, originado na Mesoamérica, é considerado um ancestral direto de algumas variações modernas do fruto.

Sair da versão mobile