Ícone do site Agro20
Agricultura

Vermicompostagem transforma resíduos orgânicos em insumos agrícolas

A busca por uma vida mais saudável e que deixe menos resíduos para o meio ambiente é tendência no mundo todo. Desde a alimentação até o lixo produzido pode fazer diferença na natureza. Adubos orgânicos por exemplo, podem ser facilmente produzidos em casa. Assim, a chamada vermicompostagem pode ser uma boa opção para um destino mais sustentável aos resíduos orgânicos.

A vermicompostagem utiliza como matéria-prima restos de frutas e verduras, que com a ajuda de minhocas resulta no húmus. Entretanto, alguns detalhes são importes para esse processo.

O que é vermicompostagem?

A vermicompostagem é um tipo de compostagem que busca transformar restos orgânicos em compostos fertilizantes como o húmus. Para isso, utiliza minhocas e microrganismos naturais para degradar a matéria orgânica.

Contudo, a diferença é que a compostagem utiliza microrganismos como bactérias e fungos para formar o chamado composto orgânico. Já a vermicompostagem utiliza minhocas para o processo, que vai resultar no húmus. Ambos são bons fertilizantes para o solo e plantas.

Vermicompostagem doméstica

Esse processo pode ser realizado em um pequeno espaço e não exige equipamentos. Assim, com esse procedimento, é possível contribuir para diminuir a quantidade de lixo orgânico que vai para os aterros.
A maior parte dos resíduos que vai para a composteira são restos de comida. Dessa forma, podem ir para esse processo alimentos como:

Ademais, é importante lembrar que alguns alimentos não podem ser colocados na composteira com as minhocas:

Como fazer vermicompostagem?

Para fazer o processo em casa é preciso uma caixa com tampa, minhocas e os resíduos orgânicos. Porém, essa caixa também precisa ter alguns buracos no fundo para a drenagem e buracos nas laterais para permitir a ventilação.
Para preparar o processo, é preciso:

Dessa forma, tanto o composto orgânico da compostagem e o húmus da vermicompostagem agem como fertilizantes e ajudam a melhorar o solo. Assim, são ideais para aplicar em jardins por exemplo.

Sair da versão mobile