Ícone do site Agro20
Agronegócio

Vida útil e o seu significado no mundo do agronegócio

Conheça os diferentes significados de vida útil quando o assunto é agronegócio

Você certamente já ouviu falar sobre a vida útil de algum alimento, aparelho ou objeto.

De modo geral, a vida útil é um indicador da durabilidade de qualquer coisa. Mas no agronegócio pode se referir a diversas áreas, ganhando importâncias diferentes. Isso vai desde os cultivos até as embalagens com as quais os produtos do agronegócio chegam ao mercado.

O que é vida útil no agronegócio?

O significado de vida útil no agronegócio se refere ao tempo estimado pelo qual produtos ou maquinários são produtivos economicamente.

Portanto, pode ser entendido como o período em que um bem ou uma lavoura funcionam ou produzem normalmente. Após esse tempo, é como se sofressem depreciação e devem ser descartados ou substituídos.

Vida útil de implementos de preparo do solo

Implementos agrícolas como distribuidores de adubo e niveladoras precisam estar nas condições adequadas de uso. O que vale principalmente para os meses que antecedem o início do preparo do solo.

De máquinas e implementos agrícolas

É o tempo estimado que um equipamento funciona de forma eficiente. Pode variar de acordo com as condições de trabalho e qualidade das manutenções.

Tem impacto direto nos custos de produção agrícola. Afinal, existe uma série de procedimentos para prolongar o uso de máquinas e implementos para que continuem funcionando em perfeitas condições.

A principal delas, no entanto, é a manutenção preventiva, que pode dobrar o período de utilidade de máquinas agrícolas e reduzir custos com manutenções corretivas.

De sistemas de irrigação

Cada método de irrigação possui sua vida útil. Assim sendo, a localizada, por exemplo, como o gotejamento tem vida útil estimada de 20 anos. Já motores elétricos, 10 anos apenas.

De embalagens para o armazenamento de produtos do agronegócio

Embalagens inadequadas causam grandes prejuízos, como a perda pós-colheita. No caso de frutas como caquis, há estimativas de 80% de perdas.

Pensando em combater esse problema, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) desenvolveu um projeto para criar embalagens especiais. O resultado? Redução de perdas em 80% e aumento da vida útil para 15 dias. Em embalagens convencionais, a média era de sete a dez dias.

Do cultivo

Indica o tempo e a produtividade de cada ano tanto para culturas semiperenes como para permanentes. Sobre ele impactam fatores como área de plantio, fertilização, pressão do ar, temperatura, umidade e ventilação.

Vida útil dos produtos na prateleira

Existem cuidados práticos e simples essenciais para aumentar a durabilidade de produtos na prateleira de feiras e supermercados. Um cuidado que começa com a colheita e vai até a comercialização em pontos de venda.

Entre eles, a atenção para que frutas, hortaliças e verduras fiquem sempre à sombra ao serem colhidas. O acondicionamento em caixas limpas e desinfetadas também são fatores decisivos para aumentar sua vida útil até a compra pelo consumidor final.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 50% dos alimentos produzidos em escala mundial se perde no transporte e manuseio. Já 10% no campo. Números que mostram que a cadeia produtiva precisa se atentar à vida útil de seus produtos.

Sair da versão mobile