Agricultura

Feijão branco é uma deliciosa variedade de formato oval e achatado

Feijão branco é uma deliciosa variedade de formato oval e achatado

Além de dar mais sabor aos pratos, o feijão branco também dá um show quando os assuntos são benefícios à saúde e economia

Uma das variedades mais consumidas na região Sudeste do país, o feijão branco é diferenciado por apresentar os grãos mais alongados e a tonalidade branca. Entretanto, seu sucesso está presente no preparo de saladas e sopas, assim como em dietas de emagrecimento, tendo muitos benefícios nutricionais.

Mesmo que ele ainda que não seja tão consumido quanto o feijão preto, ele anda ganhando mais espaço na cozinha e no prato dos brasileiros, sobretudo por ser outro par perfeito para o arroz. Assim, o feijão branco não apenas garante benefícios à saúde, como também pode ficar mais delicioso nas suas receitas.

Feijão branco

O que é feijão branco?

Feijão branco é uma variedade de feijão nativo das Américas. Mesmo que seja maior que demais variedades de feijão com a mesma cor, ele é seco, branco e grande, mas de formato ovalado e um pouco achatado. Além do mais, ele é diferente da maioria desses vegetais que, ao serem enlatados, perdem quase totalmente o valor nutritivo.

Ou seja, o feijão branco tem a vantagem de manter todos os seus ricos nutrientes, mesmo se passarem por processos de envaze. Nesses casos, até mesmo os grãos secos nesse estado costumam ficar frescos por muito mais tempo. Principalmente se forem armazenados em local adequado, como locais escuros e despensas longe do calor.

Para comprar com segurança, vale lembrar ainda que você precisa evitar grãos que estejam sem a cor totalmente branca. Afinal, eles podem ter passado por processos de manuseio de forma errônea durante a secagem.

Para fechar o tópico, em relação à farinha de feijão branco, ela pode ser consumida ao ser adicionada a líquidos como suco, água, frutas e vitaminas. Entretanto, suas cápsulas podem ser ingeridas antes das refeições, conforme uma recomendação prévia de um nutricionista. Ou seja, a ingestão diária precisa estar regulada na embalagem do produto.

Colocando mais feijão branco na dieta

Assim como as leguminosas em geral, o feijão branco é um alimento rico como fonte de vitaminas e fibras. Além do mais, ele contém nutrientes essenciais para a manutenção adequada de diversas funções do nosso organismo.

Partindo desses benefícios, o grão também pode contribuir para você prevenir várias doenças. Quer dizer, com simples receitas com feijão branco você ajuda a proteger seu coração, melhora algumas funções do cérebro e ainda otimiza sua digestão.

Ainda nessa linha, o feijão branco é um ótimo substituto de proteínas, ideal para quem segue dietas como a vegetariana e até a vegana.

Embora haja muitas variedades de feijão consumidas ao redor do mundo, é hora de focar no seu consumo e sua digestão, assim como os benefícios que o feijão branco pode trazer para a sua saúde.

Feijão branco

Dicas de consumo

Como dicas importantes de consumo, saiba que o feijão branco pode ser ingerido até mesmo na forma in natura. Por outro lado, ele ainda pode ser cozido e utilizado em várias receitas, na forma de cápsulas ou de farinha.

Dessa forma, o importante é que o feijão branco pode até ser preparado seguindo as regras de qualquer outro tipo de feijão.

Mesmo assim, se você não quer consumir um dos grãos mais importantes para nossa economia de forma clássica, as receitas são inúmeras. Sabendo ou não como cozinhar feijão branco, ele ajuda a criar receitas ótimas, como saladas e sopas.

Outra opção é adicionar o feijão branco em hambúrgueres. Sim, até mesmo alguns restaurantes produzem esse hambúrguer como uma opção mais saudável no cardápio para fugir da carne vermelha.

De qualquer forma, você pode preparar incríveis receitas e tirar todos os benefícios do feijão branco, inclusive adicionando-o a dietas de baixas calorias.

O feijão branco e as variedades brasileiras

Para dar mais sabor aos pratos, o Brasil é rico no quesito tipos de feijão, já que temos os tipos vermelho, preto, carioca e rosinha, que fazem sucesso em todo o Brasil na mesa de quem não vive sem o feijão nosso de todo dia.

Além de tudo, ele é perfeito com carnes assadas, frango e demais gostosuras. Ou seja, além de irresistível, o feijão branco garante fonte de nutrientes como:

  • Potássio;
  • Proteínas;
  • Ferro;
  • Fibras;
  • Zinco;
  • Magnésio.

Entre seus diversos fins medicinais, devido ao seu baixo teor de gordura e sódio, ele ainda é indicado para hipertensos, além de ajudar no tratamento de casos de diabetes, obesidade e distúrbios no coração.

Em suma, embora seja um alimento muito consumido pelo brasileiro, muitos podem desconhecer a variedade dos feijões no mercado, tanto quanto as variações de preparo e benefícios para a saúde.

Assim sendo, é hora de conferir abaixo quais benefícios são esses que fazem da nossa culinária uma das mais saborosas do mundo.

Benefícios do feijão branco

Mesmo com o feijão sendo um dos grandes símbolos da nossa gastronomia, a variedade de feijão branco também não deixa a desejar no quesito nutrientes. Nas principais refeições do nosso dia a dia, ele pode ser muito saboroso, além de ajudar no emagrecimento e demais benefícios.

Feijão branco

Ele é fonte de nutrientes que fazem maravilhas pela sua saúde, como:

  • Contribui para nosso sistema imunológico;
  • Reduz a absorção de carboidratos;
  • Ajuda a prevenir diabetes;
  • Garante mais saciedade;
  • Auxilia no trânsito intestinal;
  • Contribui para a circulação sanguínea;
  • Evita o envelhecimento das células;
  • Auxilia no processo de criação da massa magra;
  • Fortalece ossos;
  • Garante mais disposição e energia.

O feijão branco para emagrecer

Sim, o feijão branco emagrece. Ele é um dos melhores amigos para quem quer manter a saúde em forma. Ele é fonte de uma proteína que diminui a absorção de carboidratos, ou seja, faz com que açúcares não sejam absorvidos facilmente, sendo eliminados por meio das fezes.

Por fim, ele ainda produz um caldo muito cremoso, facilitando a criação de receitas de pratos como sopas e dobradinhas. O feijão branco tem altos níveis de fibras, que garantem mais saciedade e regulam o apetite. Entretanto, suas dietas precisam estar alinhadas a cardápios equilibrados, assim como a prática de exercícios regulares.

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

    Leia também