Agricultura

Banana ouro é uma das mais conhecidas variedades da fruta no país

Banana ouro é uma das mais conhecidas variedades da fruta no país

Resultado do cruzamento de duas espécies selvagens, a banana ouro é uma fruta híbrida com baixo teor de sódio e gordura, porém, rica em potássio

A banana ouro é considerada a menor entre todas as espécies de banana. Possui casca fina, coloração amarelo-ouro, polpa macia e extremamente adocicada.

Por sua impressionante folhagem, além de seus belos frutos pequenos e amarelos, a banana ouro é um dos tipos de banana mais cultivados em vasos com planta ornamental.

Banana ouro

O que é banana ouro?

Banana ouro é uma fruta híbrida, de nome científico Musa acuminata ou Musa acuminata colla. Ela é resultado do cruzamento de duas espécies selvagens da região biogeográfica da Malásia e da Indochina continental: Musa acuminata e Musa balbisiana.

A planta é perene, com pseudocaule em camadas compactas de bainhas de folhas que emergem de um corpo vegetativo parcialmente ou completamente enterrado.

Possui flores de cor branco-amareladas e hermafroditas. Seus frutos, bagas delgadas de cor amarelo-ouro, são os menores entre as várias espécies, medindo, no máximo, 10 cm.

A banana ouro deve ser cultivada a sol pleno, bem como em solo fértil, além de bem drenado. Em regiões temperadas, entretanto, requer proteção durante as estações mais frias, já que não tolera temperaturas abaixo de 10°C.

Tipos de banana

Existem vários tipos de banana que se diferenciam pelo tamanho, bem com pela coloração da casca, além da textura de sua polpa. Porém, todas elas são fontes de energia e ricas em potássio.

Acompanhe, a seguir, os tipos mais conhecidos, assim como consumidos, no Brasil.

Banana ouro

Banana d’água, nanica ou Cavendish

É consumida principalmente crua como sobremesa, porém, também é bastante utilizada no preparo de bolos, panquecas, entre outros. Seu formato é longo, bem como levemente encurvado. Sua polpa é de textura macia e adocicada.

Há três variedades da fruta que se diferem, principalmente, pelo tamanho:

  • Nanica ou Pequena Anã;
  • Nanicão;
  • Grande Naine.

Banana maçã

Essa variedade possui formato pequeno, levemente encurvado, assim como casca fina de coloração amarelada ao amadurecer. Além disso, sua polpa é um pouco rosada, de textura úmida e macia.

Seu sabor, adocicado, lembra realmente o de uma maçã. É bastante consumida principalmente no preparo de salada de frutas, já que, diferentemente de outras variedades, não escurece tão rapidamente.

Além disso, é muito consumida por crianças e bebês.

Banana prata

De formato alongado e um pouco curvado, essa variedade possui casca fina e amarelada, além de uma polpa adocicada, porém, ligeiramente ácida.

É consumida principalmente crua, mas também para o preparo de bolos, panquecas e vitaminas, entre outros.

Banana da terra

Também chamada de plátano, a banana da terra possui formato alongado, com pouca curvatura. Sua casca é fina e sua coloração fica entre o amarelo e o verde.

É rica em amido, possuindo em torno de 25% da substância. Por isso, pode substituir qualquer outro vegetal rico em amido na preparação dos mais variados pratos.

Na Brasil, essa variedade é consumida, principalmente, cozida, frita ou assada.

Banana ouro

Banana ouro para bebê

Embora as calorias da banana ouro sejam um pouco elevadas, cerca de 112 kcal por porção, a fruta apresenta, entre as variedades, os menores índices de sódio e gordura. Além disso, é uma grande fonte de potássio.

Da mesma forma, é fonte de ferro, vitamina C, bem como proteínas e carboidratos. Por isso, a escolha dessa variedade para oferecer ao bebê torna-se uma excelente opção em termos nutricionais.

Além disso, o consumo da fruta pelo bebê combate e previne alguns tipos de problemas comuns dessa faixa etária:

  • Diminui a diarreia;
  • É importante na prevenção da anemia;
  • Auxilia na prevenção da prisão de ventre;
  • É fonte de energia;
  • Auxilia no desenvolvimento muscular.

A banana ouro, por seu sabor adocicado em virtude da presença de frutose, açúcar natural encontrado nas frutas, agrada muito o paladar dos bebês. Por consequência, na maioria das vezes, as mamães oferecem a fruta em papinhas e que são muito bem aceitas por eles.

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

    Leia também