Agricultura

Um tanto exótico, pimentão roxo é menos ácido que os demais

Um tanto exótico, pimentão roxo é menos ácido que os demais

O pimentão roxo é apreciado por sua cor e por seu sabor mais leve que os demais. As pimentas são muito apreciadas em todo o mundo por suas variadas cores e sabores. Porém, uma pimenta um pouco menos comum e de características bem diferentes é o pimentão roxo.

O pimentão roxo é uma espécie de pimentão que tem um sabor menos ácido que os demais, sendo mais adocicado e por isso não causa a ardência que a maioria das pimentas apresenta.

Pimentão roxo

Os pimentões, ou pimento como também é chamado na Europa, são da espécie Capsicum annuum e são muito utilizados na culinária. São vários cultivares dessa espécie que produzem os pimentões de diversas cores, como a amarela, vermelha, verde, roxa, dentre outras.

Além de seu sabor característico, a pimenta contém vitaminas C e vitamina A, além de minerais como o ferro, cálcio e fósforo.

O pimentão teria sua origem principalmente no México e América Central, sendo um fruto tropical que alcançou o mundo com a chegada da colonização europeia. Após os melhoramentos genéticos e cruzamentos, o pimentão é encontrado no Brasil em um formato quadrado e levemente alongado.

Os pimentões roxos são mais facilmente cultivados em climas quentes e um pouco úmidos. Assim, onde há temperaturas médias entre 21°C e 30°C podem ser cultivados durante todo o ano. No inverno em lugares mais frios, pode até ser cultivado em estufas, porém, precisam de boa luminosidade e água periodicamente, mas não em local encharcado.

O pimentão é da família das solanáceas, que é a mesma da batata, jiló, tomate e berinjela e é uma é uma planta semiperene, ou seja, requer um replantio de tempos em tempos. A colheita do pimentão pode ser feita cerca de 3 ou 4 meses após o plantio, mas, a cada ano, a produção diminui, por isso é preciso o replantio.

Pimentão roxo

Tipos de pimentão

Dentre os tipos de pimentão, os mais conhecidos são o amarelo, verde e o vermelho. Porém, o que nem todo mundo sabe, é que esses três tipos são o mesmo pimentão, só que em fases diferentes de amadurecimento.

Dessa forma, o pimentão verde é colhido antes de amadurecer, por isso é literalmente verde e tem um sabor mais acentuado que os demais. Assim, por levar menos tempo pra ficar pronto, geralmente é mais barato. Já o amarelo é um estágio um pouco mais maduro que o verde e que antecede o vermelho. Então, o pimentão vermelho é a fase mais madura e por isso seu sabor já é mais suave, pois está bem maduro.

Além dessas variedades bem conhecidas, também existem outras um pouco mais exóticas, de coloração roxa, laranja e até preta.

Dessa forma, essa hortaliça é muito consumida no mundo todo, pois além de saborosa e benéfica para a saúde, também dá mais vida e cor às receitas com pimentão, atraindo os olhares e paladares.

Então, para quem prefere o sabor mais acentuado, pode utilizar o tipo verde e, para quem prefere o sabor mais suave e dar um visual colorido ao prato, pode utilizar o pimentão roxo ou vermelho.

ACESSO RÁPIDO
    Lucas Caixeta Vieira
    Diretor Geral da empresa AGROMATRIZ e Sócio-Proprietário da Fazenda 4L. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ) e MBA em Gestão de Negócios pela USP.

    Leia também