Agricultura

Taturana cachorrinho pode causar uma série de reações alérgicas

Taturana cachorrinho pode causar uma série de reações alérgicas

Taturana cachorrinho é uma espécie venenosa. A taturana cachorrinho, também chamada de lagarta de fogo, tromba de elefante ou marandová, é uma espécie de lagarta. O contato com a pele pode ser perigoso.

Apesar de ser uma taturana na fase larval, a taturana cachorrinho passa por diversas etapas durante a vida e muda a aparência várias vezes.

Taturana cachorrinho

O que é taturana cachorrinho?

Taturana cachorrinho é uma espécie de lagarta que é encontrada em todos os locais do Brasil. Essa espécie faz parte da família das Megalopygidae e seu nome científico é Podalia orsilochus.

Além disso, a lagarta cachorrinho é uma taturana venenosa, portanto, não se deve tocar nesse tipo de lagarta.

Ademais, existem muitos tipos de taturana, grande parte deles é venenosa, por isso, o indicado é nunca se aproximar de uma taturana, pois pode ser difícil identificar e saber se a espécie apresenta risco à saúde ou não.

No entanto, a taturana cachorrinho, em especial, é fácil de ser identificada por conta da sua aparência. Ela tem esse nome justamente porque seu copo é envolto por cerdas que parecem pelo de cachorro e geralmente essa espécie conta com uma coloração puxada para o marrom.

Queimadura de taturana

Se você já ouviu alguém dizendo que taturana queima, a pessoa não estava totalmente errada.

Sim, a taturana provoca uma espécie de queimadura quando a pele entra em contato com suas cerdas. Mas, na verdade, o que acontece é que as cerdas possuem propriedades urticantes, pois contam com uma toxina que é utilizada para defesa contra predadores.

Portanto, a queimadura de taturana não é bem uma queimadura, por isso, é preciso ficar atento ao modo de tratamento e não seguir padrões indicados em casos de queimaduras usuais.

Em alguns casos, a vítima costuma sentir dor intensa no local, o que pode se espalhar para outras regiões do corpo. Ademais, também é possível sentir dor de cabeça, náusea e irritação nos olhos.

Em casos mais graves, com contato de taturana mais venenosa, pode haver quadros de hemorragia, dor no peito, problemas cerebrais, problemas respiratórios como asma e rinite e dificuldade em respirar, bem como uma série de outras complicações.

Por conta disso, esse tipo de animal é perigoso e, na dúvida, o ideal é encaminhar a vítima ao atendimento médico para se certificar de que a queimadura (alergia) é simples e de fácil tratamento.

Taturana cachorrinho

Tratamento para queimadura de taturana

O tratamento para a vítima que teve contato com uma taturana cachorrinho precisa ser feito por profissional médico.

Isso porque, mesmo que os principais sintomas que o contato com essa espécie pode causar sejam simples, algumas vezes, pode haver complicações.

Com isso, sempre é indicado que se lave o local em água corrente ou água gelada e sabão.

Em seguida, a vítima precisa ser levada até um serviço de saúde, pois lá os profissionais podem monitorar os sintomas e verificar qual o tratamento adequado.

Como mencionado antes, existem diversos tipos de lagartas, e algumas delas podem ocasionar sintomas muito mais agressivos do que uma dor local.

A espécie Lonomia obliqua é a mais venenosa, sendo que em alguns casos pode causar insuficiência renal e ocasionar a morte da vítima.

Portanto, se você teve contato com algum tipo de taturana, procure atendimento médico para ter certeza de que está tudo sob controle.

Ademais, uma indicação importante é que a vítima leve a taturana consigo para poder mostrar aos profissionais da saúde.

Ou seja, assim que você percebeu o contato com o animal, procure o animal para fazer a identificação. Pegue com ajuda de algum objeto e leve com você.

Dessa forma, o serviço de saúde consegue identificar melhor a espécie e, assim, se preparar para possíveis abordagens.

Inclusive, dependendo da gravidade da situação, pode ser que o serviço de saúde utilize um soro antilonômico, que é produzido a partir das cerdas da taturana.

E o interessante é que esse soro somente é produzido no Brasil, no Instituto Butantan. Até o momento, nenhum outro país produz esse soro.

Taturana cachorrinho

O que não fazer?

É muito comum que as pessoas fiquem nervosas quando passam por alguma situação de queimadura com uma taturana. Com isso, tendem a querer passar alguma pomada ou substância para aliviar a dor e tratar a área afetada.

No entanto, não é indicado passar nada, nenhuma pomada e nenhum tipo de substância. Somente lavar com água fria ou gelada e sabão. O contato com a água costume aliviar um pouco a sensação de queimadura.

Assim, algumas das coisas que muitas pessoas pensam em fazer, mas não é recomendado, são:

  • Coçar;
  • Sugar;
  • Raspar;
  • Aplicar pomadas para queimadura, álcool, gasolina, querosene ou substância inflamável;
  • Torniquete.

Essas práticas podem piorar a lesão e dificultar o tratamento médico e a recuperação. Portanto, basta limpar com água e sabão e ir até o serviço de saúde para ter a assistência necessária.

Ciclo de vida da taturana

Além de todas as características já mencionada, você precisa saber que a taturana passa por ciclos de vida. O período de vida dura em média 120 dias.

Na primeira parte, é a fase de ovo, levando em torno de 10 dias. Depois, ela passa para a fase larval, que é onde se encontra como taturana, sendo que essa fase leva em torno 80 dias, sendo a maior das fases.

Ademais, depois disso, ela passa a uma fase pré-pupa que dura em média 23 dias. Após esse período, se torna adulta, que é a última fase de vida, e a fase em que costumamos ver o animal como mariposa, durando em média 8 dias.

Normalmente, a taturana segue sendo perigosa quando está na fase adulta, pois mesmo em fase de mariposa ela continua carregando cerdas que contêm toxina.

No entanto, nessa fase da vida, as cerdas estão escondidas na barriga da mariposa. Por isso, não é recomendado o contato com mariposas, por mais que não sejam todas que apresentem risco.

Dessa forma, a taturana cachorrinho e os outros tipos de taturana são animais que podem causar desde pequenos desconfortos, até grandes e graves consequências à saúde. Isso torna indispensável manter distância e cuidado quando se depara com um animal desse tipo.

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

    Leia também