Compreender as necessidades nutricionais do solo é fundamental para uma agricultura produtiva. Justamente por isso, os produtores ficam atentos às correções que a terra precisa e a calagem do solo é uma delas.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a maioria dos solos brasileiros são ácidos. Em contrapartida, grande parte do que é produzido na agricultura do país necessita de solos com menos acidez. A partir disso, fazer a calagem do solo é diminuir o índice de acidez aplicando alguns componentes. Os principais sais que resolvem o problema da acidez são cal virgem e calcário.
Quais os benefícios de fazer a calagem do solo?
Além de reduzir a acidez do solo e adequar o terreno para receber a plantação, a calagem também fornece magnésio e cálcio. Com esses nutrientes, as plantas conseguem se desenvolver de maneira saudável.
Contudo, uma calagem bem feita e na medida correta para o solo também tem como benefício:
- Aumentar o fósforo disponível para as plantas
- Diminuir o alumínio no solo, prejudicial para o desenvolvimento da cultura
- Facilitar as condições para a matéria orgânica e beneficiar a produtividade da região
Como é feita a calagem do solo?
A dúvida de como fazer calagem do solo é bastante comum, mas também muito importante. Imagine um cenário em que o produtor compreende a necessidade de ter solo saudável para sua plantação, mas não faz a correção da acidez de maneira correta.
Quando mal aplicada ou feita em excesso, a calagem não traz benefícios. Ao contrário, coloca em risco a disponibilidade de nutrientes fundamentais para a planta.
Para garantir que o procedimento seja efetivo e estratégico, existem alguns passos para seguir:
- Amostras do solo: antes de tudo, coletar uma amostra permite que uma análise seja feita, compreendendo as reais necessidades daquele solo.
- Escolhendo o calcário: a partir dos resultados da análise da amostra, é possível descobrir qual o melhor calcário para aplicação. A aplicação correta também depende de seguir as coordenadas indicadas pela análise do terreno.
- A dose faz o veneno: sim, a dose de calcário é o que vai determinar se a calagem é efetiva ou não. Portanto, uma análise técnica contribui para erros na aplicação e perda de produtividade.
- Aplicação: estima-se que a aplicação do calcário acontece meses antes do plantio, dando tempo suficiente para o composto agir. De acordo com a Embrapa, a orientação é para uma aplicação uniforme, no terreno todo. Novas análises mostram quando a acidez do solo é muito alta, acompanhando o processo de neutralização da terra.
Curiosidade sobre acidez do solo e calagem
Você sabia que existe um dia nacional do Calcário Agrícola? Sim, existe mesmo. Em 2011 foi instituído que, anualmente, no dia 24 de maio se comemora o Dia do Calcário no Brasil. A instituição dessa data está prevista na Lei 12.389/11.
Antes de mais nada, o objetivo da lei é conscientizar os produtores da importância da calagem para a agricultura no Brasil.
Além disso, com a lei, o Estado se compromete a promover campanhas para tratar do assunto, levando informações e promovendo o conhecimento sobre a acidez e a calagem do solo para manter a agricultura progredindo no país.