As frutas da ameixeira vermelha e amarela são alguns dos tipos de ameixa mais comumente encontrados
A ameixa é uma fruta com alto teor nutritivo. Ela é rica em nutrientes como, por exemplo, sais mineiras e vitaminas do complexo B. Mas vale ressaltar que existem diversos tipos de ameixa, sendo que cada uma delas conta com propriedades específicas e diferenciadas.
Além das propriedades, os tipos de ameixa se diferem na coloração. No entanto, existem benefícios que são comuns a todos os frutos vindos da árvore denominada ameixeira.
Quais são os tipos de ameixa?
Dentre os tipos de ameixa existentes na natureza, as mais conhecidas e que merecem grande destaque são a ameixa amarela, a ameixa preta, a ameixa verde e a ameixa vermelha. A fruta, por sua vez, pode ser encontradas nas versões in natura ou seca.
Todas as variedades citadas contam com algumas propriedades principais, sendo elas:
- fibras em quantidade significativa
- potássio
- antioxidantes
- cálcio
- magnésio
- proteínas
- vitamina C
Qual a diferença entre os tipos de ameixa?
Existe na ameixa uma substância responsável pela sua pigmentação, denominado de punicianina. Ele é o responsável por diferenciar as cores desta fruta e, pela sua presença, encontramos as seguintes cores de ameixa na natureza.
- Ameixa preta: é rica em antioxidantes e dentre seus componentes destaca-se uma espécie de açúcar que estimula o intestino a trabalhar melhor, o sorbitol. Além disso, possui vitaminas do complexo A, B, C, E e K e sais minerais, tais como, fósforo, magnésio e cobre.
- Ameixa amarela: também chamada de nêspera, ameixa-japonesa e ameixa do pará, é rica em carotenoides. Essas substâncias, por sua vez, contribuem com a saúde da pele e o bom funcionamento do sistema imunológico e da visão.
- Ameixa vermelha: um dos tipos de ameixa mais conhecido, se destaca pela presença flavonoides, que possuem ação anti-inflamatória e, inclusive, diminuem o risco do desenvolvimento de câncer.
- Ameixa verde: é uma variedade utilizada principalmente na confeitaria, graças a seu sabor. Além disso, traz diversos benefícios ao corpo e é pouco calórica.
Qual a diferença entre ameixa seca e in natura?
A ameixa seca já passou pelo processo de desidratação, logo, ela possui menor quantidade de água e uma concentração mais alta de açúcar. Justamente por isso, a fruta seca não é recomendada para quem tem diabetes.
A versão in natura da fruta, por sua vez, preserva todos os seus nutrientes essenciais. Mas, para aproveitá-los ao máximo, o indicado é consumir o fruto com a casca; pois ela é rica em fibras, excelentes para o intestino.
Os benefícios da ameixa
A ameixa é uma fruta que faz muito bem ao organismo. Entre os seus benefícios, podemos citar os seguintes:
- A sensação de saciedade promovida pela fruta;
- A ação antioxidante que combate os radicais livres do organismo;
- As suas propriedades anti-inflamatórias;
- A ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce do coração.
Tais benefícios são comuns a todos os tipos de ameixa citados. Além disso, a fruta também é benéfica para o sistema imunológico, pode adiar a manifestação do Alzheimer e inclusive, é indicada para prevenir anemia.