Meio Ambiente

O que é ESG? Entenda o conceito que está pautando o futuro das empresas

O caminho desde a fundação até o momento do IPO é longo para uma companhia, sendo a listagem na bolsa de valores o ponto mais alto que uma companhia de grande porte pode chegar. Portanto, grande parte das empresas que figuram entre as favoritas dos investidores são companhias maduras, com processos de gestão muito bem estabelecidos.

Neste conceito, atualmente investidores buscam, além de empresas com boas margens, empresas com valores que se enquadrem na realidade atual do mercado financeiro. Ou seja, empresas que consideram além apenas do desempenho operacional, pautando o meio ambiente e questões sociais nas suas operações, além de não deixar a transparência de lado.

O mercado leva isto tão a sério, que existe um termo específico para listar este movimento: ESG.

Mas você sabe exatamente o que significa esta sigla, e o que ela representa para o mercado? 

O ESG

O ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance (que é traduzida como Ambiental, Social e Governança), essa sigla foi criada pela Organização das Nações Unidas, em um evento que reuniu instituições financeiras de vários países. A proposta desse conceito é definir ações que devem ser colocados em prática para solucionar problemas envolvendo os três tópicos da sigla, o conceito é utilizado para descrever as chamadas “boas práticas” empresariais.

E- Environmental

A letra E corresponde a environmental — em português, meio-ambiente ou o que diz respeito à ambiental. 

É esperado que as empresas que aderem boas práticas de ESG atentem para algumas questões específicas de preservação do meio ambiente como poluição do ar e da água, gestão de resíduos e preservação de biodiversidade. O critério de Meio Ambiente busca mostrar como a companhia atua na gestão da natureza.

Um bom exemplo da importância deste movimento no mercado ocorreu recentemente. O caso do rompimento da barragem de Brumadinho mostrou que a Vale negligenciava questões ambientais e, quando isto veio à tona, as ações perderam valor de mercado rapidamente. O mercado está de olho nestes movimentos e você não quer ter em seu portfólio de investimentos empresas que deixam o meio ambiente em segundo plano.

S- Social

Já a letra S corresponde ao social à relação de uma empresa com seus colaboradores, fornecedores, clientes e investidores. Por exemplo: Diversidade das equipes, proteção de dados e privacidade e respeito às leis trabalhistas. O Social examina se a organização viola direitos humanos universais, monitorando as relações da empresa entre trabalhadores, os fornecedores e as comunidades onde atuam.

G- Governance

E por último, o G quer dizer governance, ou seja, as condutas de administração de uma empresa, como, por exemplo: conduta corporativa e remuneração de executivos. Essa avaliação envolve práticas de gestão empresarial ligadas ao combate à corrupção e ao compliance. 

Para colocar em prática o ESG, a empresa deve adaptar seus processos e métodos internos para atuar com mais transparência. Uma ação nesse sentido é a divulgação periódica de resultados financeiros para que investidores e o mercado tenham uma visão mais completa do que acontece. 

ESG pode ser usado para dizer o quanto um negócio busca formas de minimizar seus impactos no meio ambiente, construir um ambiente responsável para as pessoas em seu entorno e manter os melhores processos de administração.

Além disso, também pode ser usado para investimentos com critérios de sustentabilidade. Em vez de analisar apenas índices financeiros, por exemplo, investidores utilizam o ESG para observar fatores ambientais, sociais e de governança de uma companhia, essa definição oferece mais transparência aos investidores sobre as empresas nas quais eles estão investindo. 

Essa sigla representa a tranquilidade de afirmação para um investidor, que expõem um conjunto de fatores. Estes que, apontam o quanto uma empresa está comprometida em ter uma operação mais sustentável em termos ambientais, sociais e de governança, mitigando riscos oferecendo opções mais confiáveis de investimento.

Além de ser um discurso bonito, as práticas ESG fortalecem a hierarquia de gestão de uma companhia, pois exigem que as empresas mantenham diversas frentes bem alinhadas no processo operacional, evitando falhas e movimentações “duvidosas”.

Não se esqueça das ações sustentáveis

Quando citamos o ESG, rapidamente lembramos de companhias relacionadas ao meio ambiente. E para a economia brasileira, os grandes players deste tabuleiro são as empresas do Agronegócio, peças fundamentais para o bem-estar da economia interna, e figurinhas carimbadas na bolsa de valores do Brasil, a B3

Por fim, não deixe de conferir os detalhes do mais novo índice que acompanha as movimentações deste importante setor, sempre relacionado a tendências ESG. Para isso, basta clicar aqui.

ACESSO RÁPIDO
    Guia do Investidor
    O portal Guia do Investidor foi criado com o intuito de trazer informação para quem precisa: aqueles que precisam aprender sobre educação financeira, investidores iniciantes, amadores, traders de longa data e todo público voltado para o mercado financeiro.

    Leia também