Agronegócio

Exportações brasileiras têm grande influência no agronegócio mundial

Exportações brasileiras têm grande influência no agronegócio mundial

Como as exportações brasileiras causam impactos aos outros países

As exportações brasileiras, atualmente, geram lucros anuais superiores a 190 bilhões de dólares; posicionando o país na 24ª colocação entre as maiores economias mundiais. E isso sem contar os cerca de 140 bilhões movimentados em importações. De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC, o saldo positivo de 2018 foi de cerca de 50 bilhões de dólares.

As exportações brasileiras apresentam influentes resultados para o mercado externo. As mais lucrativas ao país, atualmente, têm sido de soja em grão e minério de ferro, de acordo com a OEC – Observatório da Complexidade Econômica.

Soja: produto de grande influência em exportações brasileiras.

Exportação é o envio de produtos produzidos localmente para venda, doações ou consumo de outros países. As exportações brasileiras são voltadas principalmente à China, aos Estados Unidos, Argentina, Holanda e Alemanha.

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, os principais produtos de exportação do Brasil são:

  • Soja;
  • Minério de ferro;
  • Petróleo;
  • Açúcar de cana;
  • Carne de frango;
  • Café;
  • Carne bovina.

De janeiro a agosto de 2018, a exportação de soja do Brasil para a China rendeu mais de 50 milhões de toneladas, segundo o Ministério da Agricultura. Essa estatística representa um lucro positivo superior a 25 bilhões de dólares para os países.

Dessa forma, em 2018 o setor da agricultura brasileira alcançou sua maior taxa de exportações de soja em grão. Batendo um recorde de 84 milhões de toneladas, o país teve um crescimento de 23% comparado ao ano de 2017.

Além disso, a quantidade de exportação de carne bovina para a China e Hong Kong teve um crescimento de 20% em agosto. Com mais de 144 mil toneladas investidas, o Brasil apresentou um aumento lucrativo de 13% desde janeiro, chegando a 590 milhões de dólares.

O Brasil comanda o mercado de exportação de carnes bovinas. Depois dele, os maiores exportadores de carne bovina são Índia – segundo maior exportador; e Austrália, que apresenta alta participação no mercado mundial. Entretanto, os Estados Unidos (na 4ª colocação do ranking) possuem um faturamento equivalente a 6,2 bilhões de dólares, enquanto o Brasil mantém 5,1.

Brasil é o maior exportador de café

Grandes colheitas impulsionaram a exportação do café, mantendo o Brasil como o líder no ranking de maior exportador mundial. Levando em conta a junção do café verde, solúvel e moído, é possível chegar em 3,4 milhões de sacas de café utilizadas para exportação. Assim, apresenta-se um crescimento de 30% comparada às exportações de 2017.

Estados Unidos, Alemanha e Itália são os principais países que usufruem da exportação do café brasileiro. O estado brasileiro de maior produção de café é Minas Gerais, com uma produtividade de 43% em meio outros estados. Em seguida, Espírito Santo segue com uma porcentagem de 17% equivalente a produção de café robusta; São Paulo, 16% e Paraná, 7% do café nacional.

Dessa forma, a produção do café brasileiro encontra-se com uma porcentagem de 83%. O cultivo do café deve ser adaptado de acordo com a temperatura do ambiente, solo e campo. Por isso, estados como Bahia e Rondônia estão apresentando um crescimento em sua produção de café.

Exportações brasileiras de café tem a liderança mundial no setor

A balança comercial visa demonstrar o crescimento das exportações brasileiras com o decorrer dos anos e de técnicas criadas para aprimorar o cultivo de grãos, manejo de animais e o cuidado de todos os produtos influentes para os lucros tanto de países exportadores, quanto importadores.

As exportações brasileiras ocupam lugar de destaque entre as de maior influência mundial . Além disso, Estados Unidos, China, Alemanha, Argentina e Coréia do Sul são os principais países coniventes com a importação do Brasil – ajudando para que o mercado siga na liderança e com grande desenvolvimento.

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

    Leia também