Agronegócio

FIAgro: Saiba como investir em FIIs de terras ligado ao agronegócio e mais

FIAgro: Saiba como investir em FIIs de terras ligado ao agronegócio e mais

FIAgro é uma nova opção de investimentos no Agronegócio por fundos específicos no mercado financeiro. Isso quer dizer ser possível ter aplicações no setor sem, de fato, precisar adquirir terras, por exemplo. Assim, se trata de um fundo de investimento faz a captação de recursos dos investidores para, então, realizar negociação de ativos do agronegócio.

Nesse sentido, os FIAgros são uma inovação para os investimentos nos diversos setores do agronegócio. Inspirado em Fundos Imobiliários, os FIAgros também possuem suas divisões, conforme a estratégia de negociação do fundo, sendo:

  • FIAgro Imobiliário (FIAgro-FII);
  • FIAgro de Direitos Creditórios (FIAgro-FIDC);
  • FIAgro Participações (FIAgro-FIP).

Diante do seu fácil acesso, até mesmo para os pequenos investidores, os FIAgros têm se tornado cada vez mais atrativos. Agora é possível investir em um dos maiores setores da economia brasileira, sem precisar atuar efetivamente no segmento Agro. Ou seja, você pode ter participação em imóveis rurais, por meio de FIAgro-FII, sem precisar de muito dinheiro, e, melhor ainda, sem passar por toda burocracia que envolve compra e venda de imóveis.

O que é FIAgro?

Os Fundos de Investimento em Cadeias Agroindustriais (FIAgro) são ativos do mercado financeiro que investem unicamente nos setores que evolvem os agronegócios, desde o momento de compra de terras para agricultura até o produto chegar ao consumidor final. 

Nesse sentido, como outros fundos de investimentos, há capitação de recursos, por meio de compra de cotas dos investidores, que são negociados unicamente em atividades que envolvam o agronegócio. Em outras palavras, cada fundo, o fundo se desenvolve por meio de estratégias de seus gestores, como

Assim, diante da diversidade de opções, os FIAgros possuem opções de fundos, onde cada um adquire ativos do agro, porém em setores diferentes. Como, por exemplo, em imóveis rurais, certificados de recebíveis e participação em empresas da agroindústria.

Portanto, os FIAgros utilizam todos os recursos para o desenvolvimento de toda cadeia produtiva agroindustrial, do início ao fim da atividade. Ou seja, terras agrícolas, maquinários, matéria-prima, insumos e ativos financeiros do agronegócio, como certificados de recebíveis.

Fundos Imobiliários do Agro; o que é FIAgro-FII?

Em suma, são os FIAgros focados para compra e venda de imóveis rurais, principais terras para agricultura. Assim, da valorização dos imóveis e negociações realizadas, ocorre a rentabilidade que são distribuídas aos cotistas, na forma de dividendos. 

Dessa forma, é uma grande oportunidade para pessoas físicas investirem no setor. Tendo em vista que, com pouco dinheiro para ingressar no mercado. Em outras palavras, não precisará adquirir imóveis, por exemplo, fazendas, que, além do custo milionário, existe toda burocracia envolvida.

Por fim, vale destacar que a área do agronegócio no Brasil representa um dos pilares da economia. Então, para diversificação de carteira de investimentos, os FIAgros são ativos que estão se tornando cada vez mais atrativos no mercado.

Outras categorias de FIAgros

Existe mais duas categorias de FIAgros, que também estão em alta e que podem aumentar significativamente seus lucros. 

FIAgro de Direitos Creditórios (FIAgro-FIDC)

Este FIAgro tem foco em direitos creditórios exclusivamente do agronegócio, ou seja, créditos que serão utilizados para fluxo de caixa de empresas do setor. Para que, assim, consiga atender a demanda, sem interromper a produção.

FIAgro Participações (FIAgro-FIP)

Neste fundo os investimentos têm foco em sociedades agroindustriais. Sendo assim, é mais específico e complexo que os demais. Diante disso, investidores com pouco capital já não podem adquiri-los.

Ao passo que a categoria FIAgro-FIP estão disponíveis somente para investidores que possuem mais de R$ 1 milhão em investimentos financeiros. Até mesmo pela experiência de negócios e maior disponibilidade para os riscos que envolvidos.

Afinal, vale a pena investir em FIAgros?

Primeiro, saiba que o agronegócio representa, atualmente, cerca de 27% do PIB Nacional. Sendo assim, ele é considerado como o grande motor da economia brasileira. 

Assim, os FIAgros surgiram em 2021 para democratizar os investimentos no setor, diante da sua expansão nos últimos anos. Claro que para todos os investimentos existem determinados riscos. 

Entretanto, segundo especialistas da área, investimentos em FIAgros estão cada vez mais atrativos, sendo assim, acreditam que vale muito a pena negociar estes ativos no mercado financeiro.

ACESSO RÁPIDO
    Guia do Investidor
    O portal Guia do Investidor foi criado com o intuito de trazer informação para quem precisa: aqueles que precisam aprender sobre educação financeira, investidores iniciantes, amadores, traders de longa data e todo público voltado para o mercado financeiro.

    Leia também