Agronegócio

Conhece o IAGRO B3? Saiba tudo sobre o Índice Agronegócio B3

Conhece o IAGRO B3? Saiba tudo sobre o Índice Agronegócio B3

O IAGRO B3 (Índice Agro Free Float Setorial) é um indicador criado em maio de 2022, sendo o primeiro índice com foco, unicamente, no desempenho das ações do agronegócio. Com um portfólio de 32 ações, é uma forma de estimular investimentos no maior setor da economia brasileira.

O índice traz destaque ao setor do agronegócio no mercado financeiro, tendo em vista os recentes desempenhos positivos das ações no segmento. Que, desde 2019, apresentam performance acima do Ibovespa – maior índice da bolsa brasileira. 

Como funciona IAGRO B3?

Em síntese, o IAGRO B3 surgiu para atender uma demanda do mercado de capitais, em razão do agronegócio ter se tornado um dos pilares da economia. Ou seja, diante do aumento de investidores em ações no setor, se fez necessária a criação de um índice. Vale dizer que, na composição de sua carteira, estão as grandes do setor: JBS (JBSS3), Suzano (SUZB3), Ambev (ABEV3), Cosan (CSAN3) e Klabin (KLBN4).

Diante da relevância do segmento, o IAGRO B3 traz clareza sobre o desempenho das ações, principalmente para os investidores estrangeiros e institucionais. Estes possuem, em geral, estratégia de investir no agro sem precisar adquirir, necessariamente, imóveis agrícolas.

Qual é a estratégia do IAGRO B3?

Nesse ínterim, a estratégia é voltada para acompanhar o desempenho das ações de empresas listas na bolsa, classificadas como: Agronegócio ou Commodities. Desse modo, o IAGRO B3 trouxe uma nova categoria para o mercado de capitais, pois a carteira não se compõe somente de ações do setor do pecuário e agrícola.

Desse modo, foram também incluídas na composição do IAGRO B3 ações do subsetor do agronegócio, que são classificadas como:

  • Subsetor primário;
  • Insumos;
  • Agroindústria;
  • Agroserviços.

Sendo assim, é importante destacar a expansão do agro, principalmente com a valorização dos preços das commodities. Fato que traz uma grande expectativa para os investimentos no setor. Além disso, diante da estratégia do IAGRO B3, traz uma projeção positiva, pois um setor alanca, sobremodo, o outro.

Quais vantagens de investir no IAGRO B3?

Em síntese, o investidor pessoa física e com pouco capital, pelo IAGRO B3, tem uma ótima oportunidade de investir no motor da economia brasileira, o agronegócio. Ou seja, não precisa aplicar grandes recursos financeiros, como, por exemplo, comprando terras para agricultura.

Portanto, é um ativo que vem democratizar os investimentos, uma chance para o pequeno investidor de aplicar seu capital com solidez e boa rentabilidade. 

Porém, importante lembrar que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Além disso, todo investimento é um risco, por menor que seja. Então, antes de investir, estude o setor e os números da empresa, isso fará total diferença no desempenho da sua carteira de investimentos.

Como investir no IAGRO B3?

Em suma, para investir no IAGRO B3 é do mesmo modo que investir em ações. Por intermédio de sua corretora de valores, no home broker, basta realizar a compra pelo ticker AGRI11.

Além disso, quando realizar a sua compra, vale a pena conferir o desempenho do IAGRO B3. Como, por exemplo, comparar a sua performance com o Índice Ibovespa. 

Portanto, se você se interessou e quer saber mais sobre o IAGRO B3, acesse este guia completo: IAGRO B3: Conheça o Índice de Agronegócios da Bolsa brasileira, do site Guia do Investidor. 

Por fim, saiba que existem outras maneiras de investir no mercado do agronegócio brasileiro, ativos que suprem cada perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado). Como, por exemplo, FIAgros (Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais) e CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio). Além disso, poderá comprar diretamente as ações do agronegócio listadas na B3.

ACESSO RÁPIDO
    Guia do Investidor
    O portal Guia do Investidor foi criado com o intuito de trazer informação para quem precisa: aqueles que precisam aprender sobre educação financeira, investidores iniciantes, amadores, traders de longa data e todo público voltado para o mercado financeiro.

    Leia também