Meio Ambiente

Urutu é um réptil comum no Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil

Urutu é um réptil comum no Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil

Uturu é cobra temida por possuir um veneno muito forte. Apesar de ser um animal que não ataca os seres humanos com tanta frequência e sem motivo aparente, a urutu é uma cobra da qual se deve manter distância, já que possui um forte instinto de defesa e isso pode culminar em ataques.

Em suma, a urutu é uma espécie de cobra que possui um fortíssimo veneno e se torna violenta quando se sente ameaçada, com fome ou estressada. Por conta disso, compreender melhor esse animal pode ser uma forma segura de entendê-lo e identificá-lo.

Urutu

O que é urutu?

Urutu é uma cobra de nome científico Bothrops alternatus. Essa espécie é muito conhecida por ser facilmente confundida com a jararaca ou surucucu, já que é da mesma família, a Viperidae. Isso significa que a urutu é uma cobra inoculadora de veneno peçonhento e que pode ser letal.

Essa espécie é mais facilmente encontrada em regiões como Centro-Oeste, no Sul do país, Uruguai, Paraguai e Argentina. Em suma, é uma cobra vista com frequência em locais com grande vegetação, como zonas rurais.

Dessa forma, é muito comum notar que os ataques ocorrem justamente nessas regiões. Em zonas urbanas, a urutu não é vista com tanta frequência, mas, ainda assim, podem existir ocorrências desse animal.

Principais características da cobra urutu

A urutu atinge um tamanho de até 1,70m e tem, entre suas principais características, hábitos noturnos, mas sua visão não é muito apurada. Por conta disso, localiza suas vítimas utilizando a sua fosseta loreal e a língua.

A fosseta loreal funciona como um medidor de temperatura. Ele acusa onde a sua presa está ao identificar o calor do seu corpo. Já a língua, serve para rastrear uma presa morta após ser picada por ela.

O veneno dessa cobra é algo que realmente assusta, já que existe um ditado próprio para exemplificar a gravidade do seu efeito principalmente na picada de urutu. Em geral, o veneno da cobra urutu é igual ao das outras cobras Bothrops.

Além disso, o seu temperamento oscila com grande facilidade, o que faz com que seja uma cobra muito brava, apesar de fugir com facilidade. No entanto, é sempre um grande risco persegui-la, já que pode atacar e inocular o veneno.

Em suma, a urutu cruzeiro, como também é conhecida, recebe esse nome justamente por possuir um desenho em forma de cruz na cabeça. Além da cruz, outra característica que a identifica é justamente o seu corpo grosso e curto.

Bem como o desenho em sua cabeça, o restante do corpo também possui outros desenhos, mas em formato de letra C invertida. O veneno da urutu, inclusive, é o mais tóxico entre as jararacas, perdendo somente para a jararaca-ilhoa, já que é três vezes mais peçonhenta que a urutu.

Urutu

Alimentação

Mesmo que a urutu possa vir a atacar seres humanos, estes ainda não fazem parte de sua rotina alimentar. Em suma, essa cobra é uma grande apreciadora de preás e roedores em geral, já que são fáceis de caçar e não apresentam perigo para essa cobra.

Na caça, ela é muito ágil nos botes, tornando quase imperceptível os seus movimentos. Dessa forma, quando menos se espera, a urutu já atacou e inoculou o veneno com alto índice de mortalidade.

Essa espécie é ovovípara.

Reprodução

No seu parto, a urutu dá à luz cerca de 15 filhotes. Todos eles costumam nascer muito bem desenvolvidos, atentos e prontos para encontrar comida. Porém, o urutu filhote encontra-se envolto em membranas ovulares, o que torna um pouco difícil a sua saída.

Como se defender da cobra urutu?

Entre as melhores formas de se defender desta cobra estão a distância e a atenção. Essa cobra foge facilmente quando se sente intimidada, mas por possuir temperamento irritadiço e instinto de defesa, pode deixar o medo de lado e atacar.

Por conta disso, é muito importante estar equipado devidamente quando adentrar em locais com vegetação ou buracos. Botas de cano alto, caneleiras, luvas grossas, proteção para os braços e demais aparatos de segurança são essenciais para evitar que essa cobra ataque.

Além disso, evitar colocar a mão em buracos e prestar muita atenção onde pisa é uma forma útil de evitar o ataque. Porém, a higiene do local também colabora para evitar que essa cobra se aproxime e decida fazer um ninho em meio às bagunças.

Ataque de urutu

O veneno da urutu é fatal quando a vítima não é atendida com rapidez. Por conta disso, indica-se jamais andar sozinho em meio à vegetação, já que caso ocorra o ataque, é importante levar a vítima ao pronto-socorro o mais rápido possível.

O tratamento consiste em cortar o efeito do veneno e, dessa forma, garantir maior possibilidade de sobrevivência.

Urutu

Tipos de urutu

Os tipos de urutu não foram amplamente estudados. Por conta disso, é difícil encontrar informações realmente esclarecedoras sobre a espécie. Ainda assim, sabe-se que todos os tipos dessa espécie possuem forte veneno e características bem semelhantes entre si.

Os tipos mais conhecidos são:

  • Urutu cruzeiro preta;
  • Urutu do brejo;
  • Urutu-dourado.

A urutu cruzeiro preta é muito conhecida pela coloração escura e um símbolo muito semelhante a uma cruz, que carrega na cabeça. Muito peçonhenta, costuma se esconder e espreitar possíveis ameaças. Caso se sinta ameaçada, morderá a vítima.

Já o tipo do brejo recebe esse nome justamente pelo local onde é encontrada. Vista com grande frequência em brejos e pântanos, costuma ficar imóvel e enrolada em meio às vegetações. Como possui facilidade em se camuflar nas folhas, o seu índice de ataques é muito alto.

Em contrapartida, a urutu-dourado é uma espécie de cor clara e que realmente lembra tons dourados. Conhecida também como urutu jararacuçu, apresenta característica corpulenta e é uma cobra silenciosa.

Por conta disso, costuma observar suas vítimas até realizar o ataque. No entanto, é uma cobra que, em relação aos seres humanos, atacará caso se sinta ameaçada ou machucada, mais como um instinto de defesa do que como forma de buscar alimentação.

Mediante tias informações, a urutu é considerada uma das cobras mais venenosas e temidas, vista principalmente em locais de vegetação abundante.

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

    Leia também